Casa-Museu Pintor José Cercas

IPA.00034912
Portugal, Faro, Aljezur, Aljezur
 
Arquitetura residencial, oitocentista, vernácula. Casa térrea, com logradouro-jardim murado.
 
Registo visualizado 370 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular, disposta num único piso, com logradouro e pequeno jardim murados, a N., com acesso por rampa. Fachada principal a E., de pano único r remate reto, em beirado saliente; porta de acesso descentrada, á esquerda, de molduras simples, com soleira elevada e acesso por dois degraus; à direita duas janelas retangulares, de molduras simples e peitoril ligeiramente saliente; entre elas, painel de azulejos figurativos, azuis e brancos.

Acessos

Rua do Castelo

Protecção

Incluído na Zona de Proteção Especial do Castelo de Aljezur (v. IPA.00002813) e no Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e na Zona de Proteção Especial da Costa Sudoeste (Rede Natura 2000)

Enquadramento

Urbano, adossado, na parte alta do núcleo antigo da vila e no topo da Rua do Castelo. Na proximidade localizam-se, a N., a Capela de Santo António / Museu Antoniano (v. IPA.00034908) e, a NE., o Fontanário Público (v. IPA.00034911); e a O., mais distante, a Fonte das Mentiras). O logradouro e jardim dão para o antigo Cemitério e ruínas da antiga Igreja Matriz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: casa-museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - construção do imóvel; 1914 - nascimento em Aljezur do pintor José Cercas; 1930, década de - José Cercas frequenta em Lisboa a Escola de Belas-Artes; início da sua atividade artística, dedicando-se à pintura de retrato, paisagem e flores bem como ao desenho satírico; 1992 - falecimento do pintor José Cercas, tendo deixado em testamento a sua casa e todo o seu recheio ao município, tendo incluso orientações para a recriação do seu atelier; Séc. 20 - obras de beneficiação pela autarquia e adaptação da casa-museu.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login