Império do Espírito Santo do Cantinho

IPA.00033822
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, São Mateus da Calheta
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, com anexos adossados lateralmente. Apresenta a fachada principal rematada em frontão triangular truncado e sem retorno, sobreposto por coroa do Espírito Santo, a do império estruturado por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, estas com guarda de peito em ferro, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia azul, de sabor popular. Os anexos têm portal de verga reta.
Número IPA Antigo: PT071901130098
 
Registo visualizado 2384 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular composta por império e anexo adossado à fachada lateral direita, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples, adossando-se ainda à direita um segundo anexo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa a preto e cunhais, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintados de azul. Fachada principal virada a NO., com os cunhais apilastrados, tendo o corpo principal terminado em frontão triangular sem retorno e truncado, rematado por coroa do Espírito Santo, sobre plinto cilíndrico e tendo no alinhamento dos cunhais pináculos. O tímpano é pintado de azul mais claro e amplo triângulo central, de branco, sobreposto por elementos decorativos em azulejos bícromos, azuis e brancos, compostos por dois anjos alados esvoaçantes segurando filactera inscrita, encimada por pomba do Espírito Santo; superiormente surge ainda cartela relevada inscrita. À esquerda, é rasgada por três vãos em arco deprimido, assentes em pilares, pintados de azul e com chanfro sublinhado a azul mais claro, sobre plintos paralelepipédicos, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, com guarda de peito em ferro, ornado de elementos vegetalistas, pintada de cinzento, e pano de peito côncavo e liso, pintado de preto. À direita dos vãos, abre-se portal de verga reta, com moldura pintada de azul e zona inferior a preto. O segundo anexo termina em platibanda plena, rematada em cornija, rasgado por porta de verga reta, com moldura pintada de azul.

Acessos

São Mateus da Calheta, Bairro do Cantinho

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado pela fachada lateral direita a construção avançada, adaptado ao declive do terreno, possuindo frontalmente plataforma retangular larga, protegida à esquerda por muro, e precedida de vários degraus corridos, pintados de preto. Ergue-se no bairro do Cantinho, o núcleo secundário da freguesia, construído ao longo da estrada que liga Angra a São Bartolomeu dos Regatos.

Descrição Complementar

Na decoração do tímpano a filactera tem a inscrição "EM LOUVOR DO DIVINO ESPIRITO SANTO" e a cartela relevada tem a data "1860". Sobre a porta do anexo existe a inscrição gravada "IMPÉRIO / DO / CANTINHO.

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1857 - data dos Estatutos do Império do Cantinho; 1860 - data inscrita no tímpano assinalando a construção do império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; guardas em ferro; elementos decorativos em azulejos bícromos; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo, Terceira A Ilha dos Impérios, Praia da Vitória, Blue, 2008.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login