Império do Espírito Santo da Rua de Baixo de São Pedro

IPA.00033782
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Angra (São Pedro)
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco e tendo despensa adossada lateralmente. Apresenta a fachada principal rematada em frontão recortado, sobreposto por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, tendo estas pano de peito almofadado, e sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia verde, de sabor popular. As fachadas laterais, terminam em platibanda plena, sendo a lateral direita estruturada por vão semelhante. Edifício da despensa de planta retangular e fachada evoluindo num piso sobre soco, rematado em platibanda plena e rasgado por duas janelas de peitoril de arco deprimido sobre pilastras.
Número IPA Antigo: PT071901140101
 
Registo visualizado 2199 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Império de planta retangular simples com despensa também retangular adossada à fachada lateral direita e corpo irregular à lateral esquerda. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco a preto e cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintados de verde. Fachada principal virada a NO., desenvolvida sobre soco, com plintos paralelepipédicos marcando a definição dos panos; o do império termina em frontão recortado, ornado por cartela inscrita, sobreposto por coroa do Espírito Santo e com vasos sobre plintos paralelepipédicos sobre as pilastras dos cunhais. É rasgado por três vãos em arco deprimido, com molduras percorridas por múltiplos frisos e com chave relevada, assentes em colunelos, os exteriores sobrepostos aos cunhais, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras seccionadas e as janelas tendo pano de peito composto por almofada retangular relevada; sobre os capitéis exteriores existem segmentos de cornija, no alinhamento dos arcos dos vãos. Fachadas laterais terminadas em platibanda plena rematada em cornija, a esquerda de dois pisos, rasgados por duas janelas de peitoril sobrepostas, molduradas, a inferior gradeada. Segue-se pano cego e formando ângulo. A fachada lateral direita é rasgada por vão de arco deprimido semelhante ao da frontaria, correspondendo a porta de acesso ao balcão. O edifício da despensa adossado parcialmente à fachada lateral direita, termina igualmente em platibanda plena, definida por cornijas, e evolui num piso, rasgado por duas janelas de arco deprimido, assentes em pilastras. Na fachada lateral direita rasga-se porta de verga reta e moldura simples, precedida por três degraus.

Acessos

Angra (São Pedro), Rua de Baixo de São Pedro

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da cidade de Angra do Heroísmo (v. PT071901160035)

Enquadramento

Urbano, adossado e adaptado ao declive do terreno, mais acentuado na fachada lateral esquerda, criando piso inferior. Ergue-se no bairro de São Pedro, nas imediações da baía do Fanal, a O. da cidade de Angra e a N. do Monte Brasil. O portal do império é precedido por escada semicircular com quatro degraus e a despensa possui frontalmente sobre o soco balcão triangular, com guarda em balaustrada. No mesmo bairro, mas mais para N. ergue-se a Igreja Paroquial de São Pedro (v. PT071901140074) e o Império do Espírito Santo da Rua de Cima (v. PT071901140102).

Descrição Complementar

No espaldar surge cartela retangular de ângulos curvos com a data de "1877" inscrita.

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1877 - data inscrita no remate da fachada principal assinalando a construção do Império; posteriormente procede-se à construção do corpo adossado à fachada lateral esquerda do império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas e caixilharia de alumínio; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login