Império do Espírito Santo de Porto Judeu de Baixo / Império da Rua de Baixo

IPA.00033779
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Porto Judeu
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco, integrado ao centro do edifício da Irmandade. Apresenta a fachada principal rematada em frontão recortado e sem retorno, sobreposto por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, as janelas com guarda em ferro, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia azul, vermelho, verde e amarelo, de sabor popular. A casa da Irmandade, evoluindo em dois pisos, apresenta fachada de panos simétricos, terminada em platibanda plena e rasgada por eixo de vãos sobrepostos, correspondendo a porta e janela de peitoril, com guarda de peito em ferro, e molduras policromas.
Número IPA Antigo: PT071901060086
 
Registo visualizado 1995 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular irregular integrando ao centro corpo do império, com cobertura em telhados de três e uma água. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco ou faixa a preto e cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintados de azul, amarelo, verde e vermelho. Fachada principal virada a NO., de três panos, o central correspondendo ao império e sensivelmente mais avançado. O império desenvolve-se sobre soco muito alto, rasgado por dois óculos lateralmente recortados e gradeados, e decorado por falsas almofadas retangulares, pintadas de amarelo, azul, verde e vermelho, separadas por sulcos pintados de branco. Sobre o soco e separado deste por cornija, possui corpo definido por pilastras almofadas, pintadas de azul, com elementos decorativos a amarelo e vermelho, sobre plintos paralelepipédicos com florão, sustentando frontão recortado e sem retorno, com friso inferior denticulado e cornija pintada de amarelo, azul e vermelho, rematado por coroa do Espírito Santo sobre acrotério volutado, pintado de verde e vermelho; no alinhamento das pilastras dispõem-se urnas, decoradas de motivos vegetalistas, pintadas de vermelho, verde e branco, e o tímpano é decorado por motivos concheados, fitomórficos e vieira envolvendo inscrição. É rasgada por três vãos em arco trilobado, com molduras percorridas por frisos, pintados a amarelo, azul e vermelho, assentes em colunas, pintadas nas mesmas cores, sobre bases curvas; correspondem a porta entre duas janelas de varandim, com bandeiras seccionadas e guarda em ferro forjado, ornada de motivos vegetalistas, pintada de cinzento. Os panos laterais são semelhantes, desenvolvendo-se em dois pisos, com cunhais pintados de verde, e rematados em platibanda plena, definida por cornijas, sobreposta por meia empena e coroados por pináculos sobre plintos paralelepipédicos. No primeiro piso rasga-se porta e no segundo janela de peitoril, ambos com molduras pintadas de verde, superiormente recortados e integrando círculos concêntricos vermelho e amarelo, as janelas com falsos brincos, bandeira e guarda de peito, decorada com motivos vegetalistas, pintada de cinzento. Fachada lateral esquerda cega e a posterior rasgada por porta e janelas de peitoril retilíneas, de molduras pintadas de verde.

Acessos

Porto Judeu, Terreiro (ER1-1)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, disposto de gaveto no extremo de um quarteirão, adaptado ao declive acentuado do terreno, sobretudo na fachada posterior. Ergue-se junto à estrada, com passeio separador, nas imediações da zona do porto. O acesso ao império é feito por escada de madeira amovível.

Descrição Complementar

No tímpano existe inscrição com a data "1916" e nos panos laterais fixa-se estrutura em ferro de sustentação das bandeiras da Irmandade.

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - a Irmandade deste Império já existe; 1916 - data inscrita na fachada principal, correspondendo possivelmente à da construção do império; 1919 - data inscrita no retábulo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; grades e guardas em ferro, cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo, Terceira A Ilha dos Impérios, Praia da Vitória, Blue, 2008; MERELIM, Pedro de - As 18 Paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - É também conhecido por Império do Espírito Santo do Terreiro de Porto Judeu.

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login