Império do Espírito Santo das Mercês / Império da Canada das Vinhas

IPA.00033776
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Feteira
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco, integrado ao centro do edifício da Irmandade. Apresenta a fachada principal rematada em frontão recortado e sem retorno, sobreposto por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, as janelas com guarda em ferro, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia vermelha, verde e amarela, de sabor popular. Fachadas laterais terminadas em platibanda plena e rasgadas por janela igual às da frontaria. A casa da Irmandade, evoluindo em dois pisos, apresenta a fachada recuada, com dois panos simétricos, terminados em platibanda plena e rasgada por eixo de vãos sobrepostos, correspondendo a porta e janela de peitoril, de molduras policromas.
Número IPA Antigo: PT071901030077
 
Registo visualizado 2288 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular integrando ao centro corpo do império, com cobertura em telhados de duas e uma água. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco ou faixa a preto e cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintados de vermelho, verde e amarelo. Fachada principal virada a O., de três panos, o central mais avançado, correspondendo ao império. O império desenvolve-se sobre soco muito alto, com cunhais pintados de vermelho e rasgado por dois vãos jacentes de verga abatida, sem moldura, centrando painel de azulejos. Sobre o soco e separado deste por cornija, possui corpo definido por pilastras almofadas, pintadas de vermelho e verde, assentes em plintos paralelepipédicos, sustentando frontão recortado e sem retorno, com cornija pintada de verde, amarelo e vermelho, rematado por coroa do Espírito Santo; no alinhamento das pilastras dispõem-se urnas, pintadas de verde e amarelo, e o tímpano é decorado por motivos concheados, fitomórficos e vieira envolvendo inscrição em cartela. É rasgada por três vãos em arco trilobado, com molduras percorridas por frisos, pintados a amarelo, verde e vermelho, assentes em duas colunas e duas pilastras exteriores almofadadas, pintadas nas mesmas cores, sobre bases curvas; correspondem a porta entre duas janelas de peitoril, com bandeiras seccionadas e guarda em ferro forjado, ornada de motivos vegetalistas, pintada de cinzento. Sobre os vãos e no tímpano surgem pintados elementos decorativos curvos. As fachadas laterais do império terminam em platibanda plena, definida por cornijas, pintadas de verde, amarelo e vermelho, e rasgadas por janela de peitoril igual às da frontaria, em arco trilobado sobre meia coluna, mas sem guarda de peito. A casa do império apresenta dois panos semelhantes ladeando o império, desenvolvidos em dois pisos, com cunhais exteriores pintados de verde, e rematados em platibanda plena, definida por cornijas, a inferior pintada de verde e a superior em amarelo, verde e vermelho, coroados por urnas. São rasgados por um eixo de vãos, correspondendo no primeiro piso a porta e no segundo a janela de peitoril, com molduras pintadas de verde, superiormente recortadas e as janelas com falsos brincos retos e bandeira. Fachadas laterais cegas e rematadas em beirada simples. INTERIOR com silhar de azulejos bícromos azuis e brancos.

Acessos

Feteira, Canada das Mercês

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, disposto em frente a arruamento, pavimentado a paralelos e sem elemento separador, adaptado ao declive suave do terreno. Possui adossado às fachadas lateral direita e posterior construções de cércea mais baixa. O acesso ao império é feito por escada de madeira amovível. Nas imediações, ergue-se a Igreja Paroquial da Feteira (v. PT071901030060).

Descrição Complementar

No tímpano existe cartela inscrita com a data "1921" e no soco painel de azulejos policromo, com vários elementos alusivos às festas do Espírito Santo, moldurados por vides: coroa com bastão, jarro de vinho, espigas, pão e rosário.

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1921 - data inscrita no tímpano assinalando a construção do Império; 1926, 26 janeiro - data dos estatutos do Império da Canada das Vinhas ou das Mercês.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; algerozes em plástico; pavimento cerâmico; silhar de azulejos; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo - Terceira A Ilha dos Impérios. Praia da Vitória: Blue, 2008; LOPES, Tenente-coronel Frederico - Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores. Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Tipografia Andrade, s.d.; MERELIM, Pedro de - As 18 Paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login