Império do Espírito Santo da Rua do Conde

IPA.00033773
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Angra (Santa Luzia)
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco. Apresenta a fachada principal de cunhais apilastrados, rematada em frontão triangular truncado, sobreposto pela Coroa e pomba do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, com guarda de peito, sendo os elementos estruturais e decorativos em cantaria.
Número IPA Antigo: PT071901100094
 
Registo visualizado 1702 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, de cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachada principal rebocada e pintada de branco, com soco, pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos em cantaria. A fachada, virada a SE., desenvolve-se sobre soco baixo e termina em frontão triangular truncado, coroado por aletas ornadas por flores e botões relevados, e, ao centro, por coroa e pomba do Espírito Santo. O tímpano é decorado por moldura formando cartela contendo inscrição, encimada por duas vieiras sobrepostas e ladeada por elementos triangulares sobrepostos por flor relevada. Apresenta cunhais com pilastras almofadadas, coroadas por vasos de louça vidrada, e é rasgada por três vãos em arco deprimido, com molduras percorridas por três frisos, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras; as janelas têm guarda de peito em ferro forjado, ornada com motivos vegetalistas e pintada de branco, tendo inferiormente motivos recortados relevados; sobre cada um dos vãos surge ainda botão recortado.

Acessos

Angra (Santa Luzia), Rua Conde Praia da Vitória

Protecção

Incluído na Zona Central da Cidade de Angra do Heroismo (v. PT071901160035)

Enquadramento

Urbano, flanqueado por construções de cércea semelhante, adaptado ao declive do terreno, dispondo-se junto à estrada com passeio separador. O ergue-se no enfiamento da uma rua, na zona alta da cidade, possuindo vista sobre o mar e parte do Monte Brasil. Nas imediações, ergue-se o Império do Espírito Santo da Rua de Baixo de Santa Luzia (v. PT071901120093).

Descrição Complementar

Na cartela do tímpano tem inscrita a data "1871".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1871 - data inscrita no tímpano assinalando a construção do império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos, cornijas, elementos decorativos em cantaria basáltica; vasos de louça; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; guarda em ferro forjado; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login