Império do Espírito Santo dos Marítimos

IPA.00032938
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Praia da Vitória, Praia da Vitória (Santa Cruz)
 
Império oitocentista de planta rectangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco. Apresenta a fachada principal rematada em frontão contracurvado sobreposto por cruz, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, sendo os elementos estruturais e decorativos em argamassa, sublinhados por policromia azul, de sabor popular. A fachada lateral direita, terminada em cornija, é também estruturada por vão semelhante. No interior possui nicho central, em arco de volta perfeita, com imaginária.
Número IPA Antigo: PT071905080031
 
Registo visualizado 2294 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematada em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco de preto, embasamentos, frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintadas de azul. Fachada principal virada a SE., com colunelos nos cunhais, assentes em altos plintos curvos, coroados por pináculos sobre plintos, e terminada em frontão contracurvado, coroado por cruz latina tendo o tímpano decorado por cartela recortada inscrita entre aletas estilizadas relevadas, sublinhadas a azul e branco. Atrás do frontão surge, à esquerda, pequeno sino num ferro apoiado em dois pilares de alvenaria. É rasgada por três vãos em arco canopial, terminados em cogulho vegetalista, apoiados em colunelos assentes em plintos curvos integrados no entablamento, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras. O soco possui balcão frontal, protegido por guarda em alvenaria, com motivos lanceolados, pintada de branco, e com acrotérios pintados de azul, precedido por três degraus dispostos à esquerda. Fachada lateral direita terminada em cornija, com pilastras nos cunhais, a anterior junto ao colunelo da fachada principal, pintadas de azul, e rasgada por janela igual à da frontaria. Fachada posterior cega e terminada em empena. INTERIOR com pavimento cerâmico e paredes rebocadas e pintadas de branco. Na parede testeira abre-se nicho em arco de volta perfeita, sobre pilastras, almofadadas, pintadas de castanho assente em cornija, interiormente pintado de branco e albergando imaginária. Altar paralelepipédico, com frontal de madeira decorado com custódia.

Acessos

Praia da Vitória (Santa Cruz), Largo José Silvestre Ribeiro, Rua Constantino José Cardoso, Rua do Conde de Vila Flor

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a edifício de cércea mais alta, adaptado ao declive do terreno, dispondo-se de gaveto num dos quarteirões do centro histórico, possuindo passeio separador frontal, com a inscrição IMPÉRIO DOS MARÍTIMOS. Na fachada lateral direita o soco forma plataforma sobrelevada. Nas imediações, ergue-se o Posto Despacho (v. PT071905080006).

Descrição Complementar

A cartela do tímpano tem a inscrição, em quatro regras: "EDIFICADO POR / P. P MAOROCA / 1877".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1877 - data inscrita no tímpano assinalando a construção do império, por um P. P. Maoroca, ao que parece, no local onde outrora existia a Ermida de São Pedro Gonçalves.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas e caixilharia de alumínio; vidros simples; pavimento cerâmico; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo, Terceira A Ilha dos Impérios, Praia da Vitória, Blue, 2008; LUCAS, As Padre Alfredo, Ermidas da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, 1976; MELO, Paulo de Ávila de, Ruas e Lugares da Praya - Notas para a sua História, vol.1, Praia da Vitória, Câmara Municipal da Praia da Vitória, 1994; (http://www.inventario.iacultura.pt/terceira/praiavitoria), [consultado em 03-01-2012].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login