Igreja Paroquial de Gatão / Igreja de São João Baptista

IPA.00001084
Portugal, Porto, Amarante, União das freguesias de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
 
Arquitectura religiosa, românica. Igreja paroquial de nave única precedida por galilé e capela-mor quadrangular, coberta de madeira. Do período românico subsiste, na integra, a capela-mor. As profundas alterações verificadas nos séc. 15 e 17 resultaram numa falta de unidade arquitectónica. Esta igreja distingue-se pelo grupo de seis frescos, do final do séc. 15, que a decoram. As arcaturas sobre a cornija com mísulas são de tipo semelhante às da Igreja de Roriz. O arco triunfal apoia-se em impostas com modinatura gótica e em capitéis comparáveis a outros do claustro da Colegiada de Guimarães.
Número IPA Antigo: PT011301160008
 
Registo visualizado 2194 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por galilé, nave e capela-mor quadrangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas. Antecede o pórtico uma galilé aberta por arcos redondos, com máscaras nos fechos. Na fachada principal, de frontão pinaculado, o arco da galilé é sobrepujado por um óculo simples. O singelo portal de acesso ao interior da igreja é levemente oval. A N. ergue-se um campanário, também pinaculado. Na cabeceira destaca-se, ao longo da cornija, uma arcada cega de tipo lombardo. A fachada S. apresenta uma porta lateral ogivada. O interior é iluminado por dois pares de frestas laterais. Coro-alto sobre a galilé. O arco triunfal, de volta inteira, é envolvido por cercadura axadrezada e apoia-se em duas grossas e baixas colunas. Sobre o arco triunfal, encontra-se fresco de inspiração bizantina, talvez o mais notável, representando Cristo crucificado, entre a Virgem e S. João. A capela-mor é iluminada por uma fresta emoldurada a E. e ainda por duas frestas laterais. Ladeando a fresta na parede de topo, dois frescos representando Cristo com a cruz a caminho do Calvário e Santo António.

Acessos

Gatão, Lugar da Igreja. WGS84 (graus decimais) lat.: 41.2969930º, long.: -8.063062º

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 30 762, DG, 1.ª série, n.º 225 de 26 setembro 1940 / Decreto n.º 30 838, DG n.º 254 de 01 novembro 1940 / Decreto n.º 33 587, DG, 1.ª série, n.º 63 de 27 março 1944 / ZEP, Portaria, DG, 2ª série, n.º 38 de 16 fevereiro 1951 *1

Enquadramento

Rural, isolado, destacado, separado por muros de vedação e adro murado, sobranceiro ao cemitério a que dá acesso. Neste encontra-se o túmulo de Teixeira de Pascoaes. A N. da igreja localizam-se as construções da residência paroquial e a S. o edifício da Junta de Freguesia.

Descrição Complementar

PINTURA MURAL: A pintura mural a fresco, inicialmente localizada no centro da parede do fundo da Capela-mor e que inutilizava a fresta primitiva, foi removida para junto do baptistério e representa S. João Baptista. Ladeando o arco triunfal temos a representação da Virgem como que entronizada, com o Menino ao colo, entre dois anjos enquanto que o outro fresco é um tríptico: S. Sebastião, Santa Luzia e Santa Catarina.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

DRCNorte, Portaria n.º 829/2009, DR, 2.ª série, n.º 163 de 24 agosto 2009

Época Construção

Séc. 12 / 13

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 12 - 13 - construção; séc. 15 - 16 - profundas modificações e execução das pinturas murais; séc. 17 - construção do campanário; 1758, 26 Abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco João de Magalhães, é referido que a Igreja tem por orago São João Baptista e tem três altares, o mor com o Santíssimo e o padroeiro, surgindo no colateral do Evangelho Nossa Senhora do Rosário e o Menino Jesus no lado oposto; tem as Confrarias do Santíssimo e do Rosário; o pároco é abade apresentado pelo Arcebispo de Braga e tem de renda 500$000; 1879 - edificação do cemitério fronteiro ao adro; 1992, 01 junho - o imóvel é afeto ao Instituto Português do Património Arquitetónico, pelo Decreto-lei 106F/92, DR, 1.ª série A, n.º 126.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito aparente, frontaria rebocada, cobertura exterior de telha, tecto de madeira, pavimento da capela-mor lajeado e da nave em taburnos, vidraças coloridas nas frestas.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Geografia da Arquitectura Românica in História da Arte em Portugal, vol. 3, Lisboa, 1986, pp. 50 - 131; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; Igreja de Gatão, Boletim nº. 6, Lisboa, DGEMN, 1951; MACHADO, António de Sousa, Amarante Medieval, 1979; MENESES, F. Alpoim, História Antiga e Moderna da sempre leal e antiquíssima Vila de Amarante, Lisboa, 1814; MIKETEN, Roberval, Amarante Visitada, 1984; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1952, Lisboa, 1953; VASCONCELOS, J. de, Amarante, in A Arte e a Natureza em Portugal, V. P., 1905.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1951 - obras de restauro apeamento e reconstrução da parede lateral S. da nave, de toda a fachada da galilé; rebaixamento das paredes da sacristia para desafogo dos arcos lombardos da cornija da capela-mor; substituição de todos os telhados; reparação de pavimentos na capela-mor, galilé e sacristia; deslocação e beneficiação do escoamento de águas a toda a volta do edifício; reconstrução dos muros que ladeiam a igreja e das escadas de acesso ao adro.

Observações

*1 - DOF: ... incluindo as pinturas murais a fresco que a decoram.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

Paula Noé 1997
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login