Edifício dos Quartéis de Moura

IPA.00000999
Portugal, Beja, Moura, União das freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Baptista) e Santo Amador
 
Arquitectura militar e religiosa, popular. Quartéis de arquitectura tradicional alentejana, integrando capela. Um dos raros exemplos de edifícios construídos de raiz para alojar militares; evidencia notável equilíbrio de volumes e de belo efeito de claro escuro, conseguido pelo contraste das arcarias das fachadas anterior e posterior com a simetria dos vãos do pavimento superior deitando sobre a varanda do passadiço. O orago foi objecto da devoção das gentes da zona raiana, de Portugal e Espanha.
Número IPA Antigo: PT040210040008
 
Registo visualizado 485 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Quartel militar    

Descrição

Planta composta, formada por grande rectângulo alongando-se no sentido NO. / SE. (as casernas), cruzado por corpo menor rectangular transversal, assimetricamente implantado (a capela de Nosso Senhor dos Quartéis). Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas; na cumeeira destaca-se a fiada de chaminés prismáticas, apenas interrompida pelo volume destacado da capela. Fachadas de 2 pisos, o inferior rodeado a E. e O. por grande arcaria, de arcos redondos, cuja cobertura funciona como varanda corrida, para a qual abre o piso superior e que se dilata em frente à fachada da capela; a N. e S. uma escadaria de 2 lances estabelece a comunicação entre os 2 pisos; portas de verga recta, com postigos, rasgadas a intervalos regulares. A fachada da capela, orientada, rematada por empena recortada por volutas, é enquadrada por pilastras, encimadas por pináculos sobre acrotérios; no eixo central rasga-se o portal de frontão triangular, encimado por janelão com frontão de volutas; pequena sineira assente sobre o corpo das casernas, do lado S.. No interior da capela pintura mural figurando a Crucifixão.

Acessos

Largo dos Quartéis, Rua das Terçarias, Rua dos Quartéis

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 47 508, DG, 1.ª série, n.º 20 de 24 janeiro 1967

Enquadramento

Urbano, isolado. Inserido num largo amplo, sem arranjo urbanístico, onde predominam as construções modestas. Nas imediações a Escola Secundária de Moura, uma zona residencial, hortas e áreas degradadas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: quartel

Utilização Actual

Residencial unifamiliar: casa

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 / 18 - construção do edifício destinado à habitação dos militares dos Regimentos de Infantaria e Cavalaria, instalados na praça forte de Moura, durante as Guerras da Restauração e da Sucessão; 1855 - são referidas 8 casernas altas e 12 baixas do lado da fachada principal, 12 altas e 12 baixas do lado oposto ( SILVA). A igreja era sede da capelania militar e nela existiu uma irmandade formada por militares, sob a invocação da padroeira da vila, Nossa Senhora do Carmo, com grande projecção na época.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

CORREIA, José António, Freguesia de Santo Agostinho, Moura, Junta de Freguesia Santo Agostinho, 2005 (não consultado); LIMA, José Fragoso de, O edifício dos Quartéis de Moura é um dos monumentos mais valiosos do Baixo Alentejo, in Jornal de Moura, 16 Janeiro 1960; MATTA, José Avelino da Silva e, Anais de Moura, 1991 (edição fac-similada da edição de 1855); MOUCA, João da, Monumentos militares do concelho de Moura, Moura, Câmara Municipal de Moura, 2003 (não consultado).

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login