Teatro Sociedade Harmonia

IPA.00009854
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Arquitectura cultural e recreativa, ecléctica. Edifício que segue um esquema bastante austero, frequente na arquitectura civil do Sul do país, animado por elementos decorativos de gosto ecléctico como as balaustradas e elementos de faiança. No interior destacam-se as composições de estuques e os painéis de azulejaria polícroma, já de padronagem industrial. A implantação no tecido urbano do centro histórico, reflectindo a sociedade romântica que marcou a vivência civil de Santiago do Cacém na época liberal.
Número IPA Antigo: PT041509060048
 
Registo visualizado 76 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Casa de espetáculos  Teatro  

Descrição

Planta rectangular composta pela sala de teatro, à direita da qual se desenvolve um corredor que dá acesso a três salas. Volumes articulados; cobertura diferenciada em telhados de quatro águas no teatro e de três águas nas salas anexas. Fachada principal orientada a E., com o volume do teatro de um pano definido por cunhais com soco saliente e remate superior em cornija e beirado. Ao nível do piso térreo rasgam-se duas portas com molduras de cantaria, sendo a da direita sobrepujada por uma lápide rectangular, de ângulos chanfrados, onde se destaca um medalhão circular, enquadrado por volutas, com um alto-relevo figurando uma lira, uma taça, um bastão, uma espada e uma máscara, entrelaçados por uma coroa de louros, e a inscrição " THEATRO / SOCIEDADE HARMONIA / 1875 "; à direita abre-se uma janela; ao nível do primeiro piso destaca-se o volume em consola da cabine de projecção, assente em quatro cachorros e rasgada por três janelas envidraçadas; à direita abre-se uma janela. Ligeiramente mais baixo, à direita, destaca-se o outro volume do edifício, de um pano definido por cunhais com soco saliente e remate superior em cornija e balaustrada, coroada por elementos decorativos de faiança; porta com molduras de cantaria encimada por óculo oval; à direita rasga-se uma janela. Segue-se o volume saliente da varanda sobrelevada, com porta de verga curva emoldurada, de acesso a uma arrecadação, e remate superior em gradeamento de ferro fundido. Alçado N. de um pano definido por cunhais e rematado por cornija e balaustrada coroada por elementos de faiança; é rasgado por seis janelas de sacada que abrem sobre uma varanda pontuada por oito plintos de alvenaria em que encaixam vasos. Alçado O. de um pano definido por cunhais com soco saliente, rematado por cornija e balaustrada coroada por elementos cerâmicos; é rasgado, ao nível da cave, por três frestas ao baixo, e ao nível do piso térreo por duas janelas; à esquerda adossa-se o volume da varanda. INTERIOR: articula-se em torno de um amplo corredor que atravessa longitudinalmente o edifício, com acesso por escadaria de cantaria e alçados decorados com lambrim de azulejos azuis e brancos, de padrão, de produção industrial; o corredor apresenta rodapé de tijoleira e lambrim de azulejos, ocupamdo c. de meia altura dos alçados, de padrão, polícromos, sobre fundo branco; à esquerda acede-se à sala do teatro, com plateia, balcão e palco à italiana; pavimento de soalho tecto plano; à direita situam-se três salões com pavimentos de soalho e tectos planos de madeira; nos alçados recortam-se em estuque, grandes molduras rectangulares, alternadas com outras mais estreitas, decorados superiormente comgrinaldas e medalhões, também em estuque; sobre as portas repetem-se idêntica molduras, mais pequenas; portas de portada dupla,de madeira, cada uma baerta ao centro por rectangulo vertival envidraçado com vidro colorido.

Acessos

Rua da Sociedade Harmonia, n.º 7

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Aviso n.º 5457/2023, DR n.º 52, 2.ª série, de 14 março 2023 / Incluído na Zona Especial de Protecção do Pelourinho (v. PT041509060004).

Enquadramento

Urbano, ocupando a frente de um quarteirão, em pleno centro histórico, próximo do Lg. do Pelourinho (v. PT041509060004), onde ficam os Antigos Paços do Concelho (v.PT041509060016), o Antigo Edifício da Admnistração do Concelho ( v. PT041509060055 ), o Palácio dos Condes de Avilez ( v. PT041509060036 ), a Igreja do Espírito Santo (v. PT041509060046), o Hospital do Espírito Santo (v. PT041509060008). A E. a Igreja da Misericórdia (v. PT041509060019).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: teatro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: teatro

Propriedade

Privada: associação

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19, segunda metade - construção do volume da sede associativa; 1875 - construção da sala de teatro; séc. 20, inícios - adaptação a sala de cinema; 2021, 16 abril - publicação da abertura do procedimento administrativo de classificação da Sociedade Harmonia, em Anúncio n.º 71/2021, DR, 2.ª série, n.º 74.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, molduras dos vãos e elementos secundários de cantaria, pavimentos de tijoleira, soalho e mosaico hidráulico, caixilharias de madeira e alumínio, telhados em telha de canudo e aba e canudo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Conservatória do Registo Predial de Santiago do Cacém, sob o n.º 164, Matriz Predial da freguesia União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, artigo matricial 362

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login