Capela da Boeira

IPA.00009832
Portugal, Beja, Odemira, Sabóia
 
Arquitectura religiosa, ecléctica, revivalista. Capela privada de feição neomedieval que denota a continuidade do gosto tardo-oitocentista marcado pelo revivalismo gótico, aqui interpretado com grande simplificação formal.
Número IPA Antigo: PT040211090025
 
Registo visualizado 316 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e sacristia adossada a O., antecedida por alpendre. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhado de duas águas no corpo da capela, três águas no alpendre e uma água na sacristia. Fachada principal a S., de um pano definido por cunhais denteados, rasgado por portal ogival de cantaria protegido por alpendre assente em dois pilares de cantaria, antecedido por sete degraus, sobrepujado por óculo circular com moldura de cantaria e remate em empena com cruz de cantaria assente em plinto, tendo no ângulo direito pequeno campanário em espadana com arco de volta perfeita. Alçado lateral O. com volume da capela rasgado por duas frestas ogivais com moldura denteada e rematado por beirado, tendo adossado o volume da sacristia com janela e remate em beirado; na sua face S. abre-se porta. Alçado N. rasgado por duas frestas ogivais de moldura denteada e rematado superiormente por empena, tendo à direita o volume cego da sacristia. Alçado E. rasgado por duas frestas ogivais com moldura denteada e rematado por beirado. INTERIOR: espaço único, rectangular, coberto por forro de madeira em três planos. Os alçados laterais são rasgados por duas altas frestas ogivais de cada lado, com vidraças azuis e brancas. Do lado do Evangelho rasga-se porta de acesso à sacristia. Capela-mor delimitada por degrau e com altar de madeira com sacrário ladeado por tocheiros. Na parede fundeira ergue-se uma mísula de pedra com a imagem de " Nossa Senhora de Fátima" ladeada por frestas ogivais.

Acessos

Herdade da Boeira, Boeira

Protecção

Incluído no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Monchique (PTCON0037)

Enquadramento

Rural, isolado, no topo de uma colina sobranceira ao monte da herdade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1920, década de - provável data de construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, telhado de telha de aba e canudo e telha de canudo, pavimentos interiores de tijoleira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login