Fontanário Monumental do Arieiro

IPA.00009743
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Funchal, São Martinho
 
Arquitectura civil de equipamento, neoclássico. Fontanário tipo nicho, neoclássico, com espaldar em cantaria, terminado em cornija recta, aberto por amplo arco pleno, de aduelas em cunha, tendo no interior tanque rectangular, nicho e sendo coberto em abóbada de berço.
Número IPA Antigo: PT062203070126
 
Registo visualizado 189 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo relicário

Descrição

Fontanário virado a S. com massa volumétrica simples, vertical, inscrito em muro estreito de alvenaria com embasamento em cantaria aparente e frisos verticais, relevados e pintados. Espaldar em cantaria rija regional aparente com marcação de embasamento ressalvado, prolongado para o interior, com arco de volta perfeita, de aduelas em cunha, sobre impostas também prolongadas para o interior. Remate em friso e cornija, tendo ligeiramente recuado frontão triangular de alvenaria rebocada e pintada com cimalha de cantaria. No interior, tanque rectangular encimado por nicho e coberto por abóbada de berço; possui ainda chapa metálica com o número de inventário camarário de fontanários.

Acessos

Sítio do Arieiro, Est. Monumental

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Peri-urbano e orla marítima, integrado em muro confrontate com a Estrada Monumental no Sítio do Arieiro, tendo o remate do espaldar parcialmente coberto por vegetação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Majores de engenharia José Júlio Guerra ou António Pedro de Azevedo ( atr. ).

Cronologia

1848 - construção da Estrada Monumental no governo do conselheiro José Silvestre Ribeiro; Séc. 19, 2ª metade - construção do fontanário.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Cantaria regional aparente e alvenaria de cantaria regional rebocada e pintada.

Bibliografia

CAMACHO, Rui e TORRES, Jorge, A água do povo. Fontanários e bebedouros do Funchal, Xarabanda, nº 4 e 5, Funchal, 1993 e 1994; SILVA, António Marques da, Património - conhecimento e sensibilidade, Diário de Notícias, Funchal, 23 Mar. 1993; VASCONCELOS, Amílcar de, "Abusos" da população estão na origem da decisão. "Lei Seca" para os fontanários, Diário de Notícias, Funchal, 22 Jun. 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC, Funchal

Documentação Administrativa

CMF

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Rui Carita 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login