Capela de Nossa Senhora do Rosário

IPA.00009741
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Funchal, São Roque
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Pequena capela rural, de planta longitudinal simples, com alpendre de construção oitocentista e sacristia adossada ao alçado lateral esquerdo. Fachada principal em eixo, constituído pelo portal de volta perfeita adintelado, com friso e cornija, encimado por óculo e remate em empena. Iluminação efectuada por fenestrações em ambos os alçados laterais. Retábulo maneirista no interior, do tipo edícula.
Número IPA Antigo: PT062203090078
 
Registo visualizado 89 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por alpendre rectangular e capela quadrada, tendo adossado a S. a sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas a 2 e 3 águas, sendo a da sacristia prolongamento da capela, com beirais duplos nas fachadas laterais e simples na posterior e alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e embasamento a vermelho. Fachada principal orientada, com alpendre aberto, com 4 falsos arcos abatidos sobre colunelos e forro de madeira. A frontaria da capela termina em empena, encimada por cruz de Cristo em alvenaria e com sineira, também em alvenaria pintada a branco, em arco de volta perfeita, assenta a S. entre a capela e a sacristia. Portal de cantaria, com arco de volta perfeita moldurado e com chave ressalvada sobre pilastras molduradas assentes em bases com almofada em losango; o arco é enquadrado por fino friso vertical interligado ao lintel moldurado criando seguintes que são de alvenaria pintada. Lateralmente, pequena pia de água benta. Sobre o alpendre, pequeno óculo redondo. Sacristia com porta de verga recta simples. O pavimento sob o alpendre é em calhau rolado preto e branco, com a inscrição "FUND. POR L. DA PAZ DE CASTRO EM 1668" sobre uma roseta sextafólia. Fachada lateral N. com janela e a S. com fresta. No INTERIOR, retábulo de talha tipo edícula e frontal de altar pintado imitando tecido.

Acessos

Sítio da Fundoa de Cima; Caminho do Esmeraldo

Protecção

Enquadramento

Rural, isolado, sob pequena elevação, com vestígios de antigo adro murado e gradeado e envolvido por arvoredo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1668 - fundação por Luís da Paz de Castro, segundo inscrição no empedrado; séc. 19 - provável feitura do alpendre; pertenceu nas últimas gerações a Liz Farinha, que a transmitiu por herança a João Gomes; herdou-a entretanto Maria Antónia Gomes Nóbrega Araújo e Jorge Nóbrega Araújo; 1993 - temporal destruíu o telhado, acentuando a degradação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria mole e rígida regional aparente, alvenaria de cantaria regional rebocada, madeira (carvalho e outras), amarrações mistas de tirantes de madeira e de ferro, talha dourada e pintada, "folha de Flandres", vidro e telha de meio canudo.

Bibliografia

FLORENÇA, Teresa, Capela de N.ª S.ª do Rosário à espera de restauro, Revista DN, Funchal, 5 a 11 Dez. 1999; SILVA, Padre Fernando Augusto da, Elucidário Madeirense, 3 vols., Funchal, 1945.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC, Funchal

Documentação Administrativa

ARM: Juízo dos Resíduos e Capelas

Intervenção Realizada

Proprietário: 1981 - obras de beneficiação.

Observações

Autor e Data

Rui Carita 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login