Escola Primária de Cacia / Escola Básica do 1.º Ciclo de Cacia

IPA.00009675
Portugal, Aveiro, Aveiro, Cacia
 
Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola urbana do Plano dos Centenários; edifício de dois sexos e de quatro salas-gémeo, do tipo Beira Litoral, seguindo o modelo do edifício de quatro salas-gémeo apresentado pela Direcção dos Edifícios Nacionais do Norte e remodelado pelo arquitecto Joaquim Areal, visível na disposição da fachada principal, com vestíbulos laterais. Edifício de planta rectangular, de dois pisos, com quatro salas de aula rectangulares, rasgadas por três amplos vãos, sendo as do segundo piso rasgadas por abertura jacente na face oposta, tendo, lateralmente, vestíbulos.
Número IPA Antigo: PT020105020054
 
Registo visualizado 343 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola   Escola primária  Tipo plano dos Centenários

Descrição

Planta rectangular de massa horizontal, de volumes escalonados, com coberturas em telhado de quatro águas nas salas de aula e vestíbulos; de dois pisos, com duas salas de aula em cada piso, antecedidas por vestíbulo lateral, com caixa das escadas e alpendres, desenvolvidos na fachada posterior, com sanitários. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, apresentando sob os vãos das salas de aula revestimento a telha de cerâmica vermelha. Fachada principal, virada a SE., rasgada, nas salas de aula, por três amplos vãos rectangulares, de igual dimensão, com caixilharia de madeira formando quadrícula, divididos por pilastras revestidas de cantaria de aparelho isódomo, interligados por peitoril em cantaria e, lateralmente, por portal de verga recta dintelado, com falsa pedra de fecho saliente, assente em pés direitos em chanfro, a que se tem acesso por três degraus, no primeiro piso e, por amplo vão, em arco de volta perfeita, com caixilharia de madeira formando quadrícula e bandeira em quartos de círculo, circunscrito por moldura em cantaria, com sacada de planta rectangular, assente em consolas, e guarda em ferro forjado, no segundo piso. Fachadas laterais, cegas. Fachada posterior marcada pelo alpendre, assente em pilares de cantaria.

Acessos

Praceta Henriques Nunes da Silva

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: escola primária

Utilização Actual

Educativa: escola básica

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto: Joaquim Areal (projecto tipo).

Cronologia

1943, 5 de Abril de - a Comissão de Revisão e Reajustamento da Rede Escolar publica, no Diário do Governo, II Série, o número de salas a construir por distritos, concelhos e freguesias; 1943, 26 de Abril de - despacho do Ministro Duarte Pacheco a autorizar a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais a mandar imprimir o "Mapa Definitivo das Obras de Escolas Primárias: Plano dos Centenários; 1943, 17 de Setembro de - por Ofício nº 2050 a Direcção dos Edifícios Nacionais do Norte envia, ao Director-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, o estudo dos novos projectos de Escolas-Tipo; 1943, 28 de Setembro de - as Repartições Técnicas da DGEMN são solicitadas a dar parecer sobre o trabalho apresentado, propondo que as plantas sejam devolvidas à Direcção do Norte, enviando-se cópias das mesmas às outras Direcções Externas para que, a partir delas, sejam desenhados os alçados com características das várias regiões; 1943, 29 de Setembro de - são expedidas Ordens de Serviço com indicações sobre os trabalhos a desenvolver por cada Direcção de edifícios; 1943, 2 de Dezembro de - por parecer nº 1727, Manuel Fernandes de Sá, Joaquim Areal, Eduardo Moreira dos Santos e Alberto Braga de Sousa, encarregam-se da remodelação dos projectos, apresentando, para aprovação superior, os projectos referentes às diferentes regiões do país, baseados nas mesmas plantas e obedecendo a dois tipos, ou seja, edifícios destinados a um só sexo ou com separação para os dois sexos; 1944, 9 de Março de - após parecer favorável das Repartições Técnicas da DGEMN e do Director-Geral, os projectos são aprovados pelo Ministro das Obras Públicas, João Pinto da Costa Leite; séc. 20 - construção da escola de quatro salas, Tipo Beira Litoral-Tijolo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Embasamento exterior e peitoril em cantaria; alguns pilares do alpendre e pilastras que dividem os vãos na fachada principal, em tijolo; guarda do balcão em ferro forjado; vidros simples; cobertura em telha; quadro de ardósia.

Bibliografia

BEJA, Filomena, SERRA, Júlia, MACHÁS, Estella, SALDANHA, Isabel, Muitos Anos de Escolas. Edifícios para o ensino infantil e primário. Anos 40 - Anos 70, vol.2, Lisboa, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Sónia Basto 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login