Fábrica de manteiga da Fajã da Ovelha

IPA.00009637
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Fajã da Ovelha
 
Fábrica alimentícia oitocentista, de planta rectangular simples, de dois pisos com fenestração regular e espaço interior amplo.
Número IPA Antigo: PT062201040031
 
Registo visualizado 65 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica  Fábrica alimentícia  

Descrição

Planta rectangular simples de dois pisos e cobertura de duas águas com telha marselha. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, com reticulado imitando cantaria aparelhada, percorridas por embasamento e pequeno friso a separar os pisos, e com cunhais em alhetas. Fachada principal virada a S. rematada em empena constando no piso inferior duas portas de verga recta intercaladas por óculo oval na vertical. No piso superior, abrem-se duas janelas rectangulares, também elas com óculo oval a separá-las e, no topo, uma janela com arco de volta perfeita. A fachada posterior é idêntica à principal. A fachada virada a O., rematada por cornija saliente, apresenta quatro janelas, dois óculos ovais e uma porta, quer no primeiro piso como no segundo, e a virada a E. é idêntica, mas desprovida dos óculos e apresentando ao centro pequena ponte de acesso ao piso superior. As portas e janelas do primeiro piso a O., N., e E. encontram-se tapadas por blocos de betão e algumas do segundo conservam os tapa-sóis. Todas as molduras dos vãos têm decoração nos ângulos e centro de carácter geométrico. O INTERIOR dos dois pisos é de espaço único, com comunicação através de uma escada de ferro em caracol. O piso inferior tem as paredes de alvenaria de pedra rebocadas e decoradas a estuque imitando cantaria aparelhada e com friso superior, pavimento em cimento e tecto de madeira sustentado por vigas de ferro. O piso superior tem as paredes de alvenaria de pedra à vista, pavimento de soalho de madeira e tecto a duas águas com vigamento à vista.

Acessos

Lombada de São Lourenço, ER. 223

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, meia-encosta, isolado, confrontando a N. e a O. com o Ribeiro de São João, a S. com a ER. 223 e a E. com Manuel Gomes Bento, João Gomes Faias e outros. Construção acedida por rampa e rodeada por frondosa vegetação. A N. da fábrica existe uma construção em ruínas, de planta quadrangular, pertença do conjunto, onde funcionou uma serragem de madeira para construção de caixas de armazenamento da manteiga. A O. existe um moinho de água.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Industrial: fábrica

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, 2ª metade - construção do edifício por Augusto César de Gouveia; 1960, década - encerramento da fábrica; 1974 - comprada por Paul Clasgaus Kunkel Júnior.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em pedra basáltica, cimento, madeira, ferro, blocos de betão e telha marselha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

SNF

Intervenção Realizada

Observações

No piso superior funcionou uma fábrica de massas. A manteiga produzida nesta fábrica tinha a denominação de "Manteiga Águia".

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login