Edifício na Rua São Miguel, n.º 42

IPA.00009612
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Edifício residencial multifamiliar setecentista, com fachada encaixada entre pilastras, com vãos alinhados, emoldurados de granito, de verga curva, e cachorros tipo modilhões a apoiar as varandas.
Número IPA Antigo: PT011312150221
 
Registo visualizado 329 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Lote rectangular com edifício de duas frentes de planta longitudinal alongada. Volume simples, com cobertura em telhado de quatro águas. Quatro pisos, sendo o 1º piso semi-enterrado, pois o logradouro tem uma cota mais elevada relativamente à R. de S. Miguel. A fachada principal, orientada a S. encaixada entre pilastras, apresenta o primeiro piso subdividido em dois vãos emoldurados de verga curva, um porta de acesso ao edifício e o segundo janela de duas folhas com bandeira *1. pertencentes a um apartamento T0. A porta principal ostenta uma inscrição na padieira que diz: "AQUI MORA JOÂO BARBOZA COMMERCIANTE". O segundo e o terceiro pisos, apresentam dois vãos alinhados de sacada, com varanda corrida em granito saliente com guarda de ferro, apoiada em quatro cachorros tipo modilhões com caneluras no alinhamento de cada ombreira. O último piso, janelas de guilhotina unidas superiormente pelas padieiras de verga curva, é rematado por uma cornija papo de rola onde se destaca um beiral saliente. O alçado posterior exposto a N. apresenta uma fachada contrastante, rebocada de três pisos *2, rematada por rufo metálico, marcada por vãos alinhados mas sem moldura de granito, sendo em cada piso, uma janela de guilhotina que ilumina a cozinha e uma varanda com envidraçado recuado, no prolongamento da sala. O INTERIOR do edifício é marcado por uma entrada corredor, de acesso a uma caixa de escada de dois lanços com patamares adossada a O. à parede de meação, no centro do edifício. Esta escadaria separa, no interior de cada piso, a zona íntima da zona social de cada apartamento. Funcionalmente, o edifício possui um apartamento T0 no 1º piso e um T1+1 nos restantes pisos. O espaço interior *3 de cada apartamento é marcado por uma grande simplicidade construtiva.

Acessos

Vitória, Rua São Miguel, n.º 42; Travessa das Taipas

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Igreja e Convento de São Bento da Vitória (v. PT011312150039)

Enquadramento

Urbano, adossado, o edifício faz frente com a Rua de S. Miguel e o logradouro confronta com a Travessa das Taipas. O quarteirão onde está incluído este prédio é limitado a O. pela Rua das Taipas e a E. pela Rua de S. Bento da Vitória. Para N. deste prédio surge em primeiro plano o Convento de S. Bento da Vitória e no seguinte o edifício da antiga Cadeia da Relação do Porto. No remate E. da Rua de S. Miguel ergue-se um outro imóvel classificado: a Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Rocha Leite, Arquitectos Associados (autoria do projecto de remodelação do edifício)

Cronologia

Séc. 18 - provável construção da casa pelo comerciante João Barbosa; 1862 - data do 1º registo da propriedade na Conservatória do Registo Predial; Séc. 20 - é doado à Santa Casa da Misericórdia por testamento de Dª. Maria do Carmo Lopes Veloso; 1998, Junho - Projecto de Execução da remodelação do edifício da autoria do Gabinete Rocha Leite, Arquitectos Associados.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Paredes de alvenaria de tijolo rebocadas no interior e exterior; Cobertura em telha cerâmica; caixilharias em madeira pintada; tectos em estuque; grades em ferro pintado.

Bibliografia

CARVALHO, João, Misericórdia do Porto. Cinco séculos a fazer o bem, in O Tripeiro, 7ª série, Ano XVIII, nº12, Dezembro, Porto, 1999; FREITAS, Eugénio de Andrea da Cunha Freitas, A antiga sede da Misericórdia, in O Tripeiro, 7ª série, Ano XVIII, nº12, Dezembro, Porto, 1999;

Documentação Gráfica

SCMP: AH; CMP: AHMP

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

SCMP: AH; CMP:AHMP

Intervenção Realizada

SCMP: 1999 - Remodelação do prédio

Observações

1499, 14 Março - Carta Régia, por D. Manuel I marca a fundação da Confraria de Santa Maria da Misericórdia do Porto; 1502- instalação provisória da Misericórdia na Capela de Santiago, à Sé;1544 / 1550 - a Casa do Despacho, sede da irmandade é construída na Rua de Santa Catarina das Flores. O principal objectivo da Santa Casa da Misericórdia consistia em fazer cumprir as 14 "Obras de Misericórdia" assim descritas: " ensinar os simples, dar bom conselho a quem o pede, castigar com caridade os que erram, consolar os tristes e desconsolados, perdoar a quem errou, sofrer as injúrias com paciência, rogar a deus pelos vivos e os mortos" consideradas acções "espirituais"; " remir cativos e presos, visitar e curar os enfermos, cobrir os nus, dar de comer aos famintos e pobres, dar de beber aos que hão sede, dar pousada aos peregrinos e pobres, enterrar os finados", consideradas acções "corporais". Entre estas actividades destaca-se a assistência material e jurídica aos presos da Cadeia de Relação. A acção da Santa Casa é sustentada fundamentalmente pelos rendimentos dos prédios urbanos. *1 - pertencentes a um apartamento T0; *2 - com uma linguagem contemporânea; *3- resultado de uma remodelação recente;

Autor e Data

Isabel Sereno 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login