Trem de Artilharia de Almeida / Picadeiro Real

IPA.00009517
Portugal, Guarda, Almeida, Almeida
 
Antigo edifício militar, adaptado a picadeiro, no séc. 20, destacando-se alguns traços da sua originalidade, como o muro circular, a coroa com as armas reais na fachada principal e a zona das manjedouras.
Número IPA Antigo: PT020902030116
 
Registo visualizado 357 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Trem de artilharia    

Descrição

Planta poligonal irregular composta por vários corpos retangulares, articulados entre si e formando pátio central pentagonal. Fachadas exteriores em cantaria e alvenaria de granito aparente, sendo as viradas ao pátio rebocadas e pintadas de amarelo. Fachada principal virada a sul, marcada pelo acesso ao pátio, por portão retangular dintelado e encimado por pano de muro rematado em empena com cornija, contendo escudo e coroa real. No lado esquerdo, marcação de uma estrutura adossada e, no lado direito, painel de azulejo, informando sobre a atual função do edifício. O volume situado no extremo direito possui balcão e acesso por porta de verga reta. Fachada lateral esquerda marcada pelo muro do pátio, rasgado por portal de volta perfeita e por um volume, rematado em empena e cego. Fachada lateral direita marcada pelo muro do pátio, bastante alto, e por um volume, rematado em empena e cego. Fachada posterior rasgada, no lado esquerdo, por dois vãos de volta perfeita, tendo o remate marcado pelo assentamento das vigas que sustentam a cobertura. INTERIOR composto pelas Cavalariças com acomodações para 21 cavalos (17 Baias e 4 Boxes) e respetivas zonas de trabalho, lavagem e tratamento. Tem zonas de serviço, zonas de receção e acolhimento e uma zona lúdica, zona de volteio, picadeiro coberto e picadeiro aberto.

Acessos

Almeida, Baluarte de Nossa Senhora das Brotas, Largo do Picadeiro. WGS84 (graus decimais): lat.: 40,726413; long.: -6,908646

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção das Muralhas da Praça de Almeida (v. IPA.00001382)

Enquadramento

Urbano, isolado, construído sobre o terrapleno do baluarte de Nossa Senhora das Brotas, sendo circundado por arruamento. Nas imediações e numa cota sensivelmente mais elevada, existem os alicerces do antigo castelo tardo-medieval de Almeida, representado por Duarte de Armas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: trem de artilharia

Utilização Actual

Desportiva: picadeiro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção do edifício primitivo como Trem de Artilharia; 1810, 10 agosto - o General Massena invade Almeida; no paiol do castelo ocorre uma violenta explosão, provocando danos consideráveis no edifício; séc. 19 - o edifício encontrava-se em ruínas; séc. 20 - transformação e adaptação a picadeiro; 2000 - recuperação do edifício segundo projeto da Câmara Municipal de Almeida.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em aparelho irregular de granito, à vista, pilares de betão; estrutura da cobertura em madeira; cobertura em telha cerâmica,

Bibliografia

Carta do lazer das Aldeias Históricas, Roteiro de Almeida e Castelo Mendo. Janeiro 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

IPPAR: 2000 - recuperação do edifício e espaço envolvente.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2002 / Ana Filipe 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login