Ponte sobre a Ribeira de Aguiar

IPA.00009504
Portugal, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Vermiosa
 
Arquitectura de comunicações e transportes, românica. Ponte construída sobre a Ribeira de Aguiar *1, edificada em cantaria de granito, tem tabuleiro lançado na longitudinal, assente sobre três arcos abatidos abertos entre talhamares e tem guardas lisas.
Número IPA Antigo: PT020904150085
 
Registo visualizado 1226 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro lançado longitudinalmente, pavimentado com granito e protegido por guardas lisas em silhares de granito rectangulares, com aparelho rústico. É suportada por três arcos abatidos abertos entre dois talhamares triangulares, em cada um dos lados. Guardas lisas. Pavimento em granito. No paramento mural do lado E., conserva uma pedra rectangular esculpida com dois corpos deitados.

Acessos

Passagem da Ribeira de Aguiar

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano. À saída da Vermiosa, fica situada na estrada que liga esta freguesia à de Escarigo, unindo as duas margens da ribeira de Aguiar. Integrava-se na antiga via romana que seguia para Lumbrales ( Espanha ).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 12 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1176 - a doação de Afonso IX de Leão ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar contempla 10 jugadas de terra no circuito de Ponte de Vermiosa ( BORGES, 1997, p. 53 ); 1758 - surge referenciada no Dicionário Geográfico, descrita como sendo uma "ponte de cantaria com três olhais", encontrando-se parte das guardas arruinadas ( cf. Vermiosa e Malpartida ); séc. 20, década de 90 - perda de função após a construção de ponte em betão implantada mais a N..

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, cantaria sem revestimento.

Bibliografia

DGA/TT, Malpartida, in Dicionário Geográfico, vol. 22, 1758; ANTT, Vermiosa, in Dicionário Geográfico, vol. 39, 1758; BORGES, Júlio António, Figueira de Castelo Rodrigo. Roteiro Turístico do Concelho, Figueira de Castelo Rodrigo, 1997; BORGES, Júlio António, O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar e os Monges de Cister, Figueira de Castelo Rodrigo, 1997; LIMA, Delfina Maia Fonseca; BORDALO, Maria Leopoldina M.F., Vermiosa com o seu linguajar de outros tempos, Figueira de Castelo Rodrigo, 1997; Carta do Lazer das Aldeias Históricas, Roteiro de Castelo Rodrigo, vol. 3, Lisboa, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - situada em território disputado pelo Reino de Portugal e o Reino de Leão até à celebração do Tratado de Alcanices ( 1297 ).

Autor e Data

Filomena Bandeira 1997 / João Vilhena e Joana Vilhena 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login