Capela de São José

IPA.00000947
Portugal, Coimbra, Oliveira do Hospital, União das freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços
 
Arquitetura religiosa, seiscentista. Capela de planta retangular, de corpo único, de cunhais apilastrados, coroados na fachada principal por pináculos piramidais. Fachada principal rasgada por portal de verga reta, emoldurado, encimado por friso e cornija, sobreposta por pedra de armas com escudo esquartelado com as armas de Abreus, Garcias, Sequeiras e Fernandes, envolvido por enrolamentos.
Número IPA Antigo: PT020611120020
 
Registo visualizado 100 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta simples, regular, longitudinal, de massa simples, disposta horizontalmente. Cobertura uniforme em telhado de duas águas. Fachada principal, a S., de pano único limitado por fortes cunhais pétreos salientes, com portal de molduração rectangular simples, encimado por armas heráldicas, ladeadas por enrolamento invertidos; acima pequena mísula ou quebra águas. Remate em empena triangular, na qual asssentava o telhado, surmontada com cruz e pináculos piramidais. Em cada alçado de pano único, limitados pelos cunhais, rasga-se uma janela rectangular de emolduração simples ampliando-se para o exterior. Lançamento da silharia no alçado N., a descoberto, sem estucagem talvez de outro tempo de execução, com janela sem qualquer tipo de emoldurarão e entaipada. Cada alçado é limitado por cornija saliente na qual assenta o telhado de beiral saliente. Interior de espaço único, iluminado por duas janelas rectangulares. A cobertura em tecto, actualmente destruído. Sem pavimento que era em madeira e sem cobertura.

Acessos

Gavinhos de Cima

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, em outeiro, destacada no meio envolvente, adossado a N. da habitação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 (2ª metade) - Construção da capela por Manuel Garcia da Fonseca, filho de António Garcia e de sua mulher e prima Ana da Fonseca; com a morte de Manuel Garcia da Fonseca, a administração da Capela passou para o seu primo Manuel de Sequeira de Abreu Castelo Branco; no séc. 19 - a capela foi vendida; 1960 - a capela e terreno circundante eram propriedade da família do General Santos Costa, antigo Ministro da Defesa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de pedra à vista e rebocada e pintada de branco; frisos, cornija, molduras dos vãos, pináculos e cruzes, em cantaria de granito; porta de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

http://www.correiodabeiraserra.com/index.php/freguesias/4274-capela-de-s-jose-ameaca-ruir-em-gavinhos-de-cima; http://capelasaojose-oliveiradohospital.blogspot.pt/, 18 de Abril de 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Em data recente os proprietários pensaram em proceder à desmontagem da capela e transferi-la para outro local, pelo que procederam à numeração de toda a silharia. O altar de talha que constituía a decoração interna foi retirado, segundo nos foi afirmado por populares, cerca de 1993.

Autor e Data

Maria Bonina / Femando Grilo 1996

Actualização

Ana Filipe 2012
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login