Igreja Paroquial de Silva Escura / Igreja de São João Baptista

IPA.00009450
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, União das freguesias de Silva Escura e Dornelas
 
Arquitectura religiosa, maneirista e ecléctica. Igreja paroquial de planta longitudinal constituída por nave e capela-mor a que se adossam a sacristia e a torre sineira ao lado esquerdo da fachada principal; outros dois corpos, adossados aos flancos posteriores da nave, resultam de ampliação recente. Fachada principal com portal de pilastras jónicas, entablamento e frontão interrompido encimado por nicho com idêntico enquadramento o qual é ladeado por janelas do coro rematadas por frontão triangular; cunhais com pilastras e coroamento de pináculos; cimalhas de friso e cornija; arcos triunfal e colaterais de faces riscadas como almofadas.
Número IPA Antigo: PT020117070019
 
Registo visualizado 183 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal constituída por nave e capela-mor a que se adossam a sacristia, ao lado O. da capela-mor, dois corpos como capelas, a ambos os flancos posteriores da nave, e a torre sineira, à esquerda da fachada principal; coberturas diferenciadas, em telhados de 1 e 2 águas, e em coruchéu piramidal na torre. Fachada principal orientada a S., embasamento, pilastras sobre os cunhais, cimalha arquitravada que define a base da empena, os mesmos perfis na linha angular desta tendo as extremidades da cornija enrolamentos, pináculos sobre pedestal de faces decoradas e cruz sobre o vértice. Portal único rectangular e moldurado, pilastras jónicas no enquadramento suportando entablamento e remate de frontão curvo e interrompido de onde emerge nicho que é composto por duas pilastrazitas jónicas, entablamento e frontão curvo; ladeando o nicho, duas janelas do coro de friso, cornija e frontão triangular interrompido possuindo avental de duas aletas opostas; pequeno óculo quadrilobado no interior da empena.Torre sineira de registo único com pilastras nos cunhais e cimalha de friso e cornija; dois postigos quadrangulares e moldurados, tendo remate de cornija o que está colocado na linha da base da empena; cornija pela base das ventanas; duas ventanas na frente e uma nas outras faces, de pilastras e arcos plenos; cunhais encimados por fogaréus sobre fortes pedestais e cobertura piramidal coroada por pináculo.Paredes revestidas com azulejos industriais.Fachadas laterais com embasamento, pilastras nos cunhais coroadas por pináculos e cimalhas de friso e cornija, mais simples as pilastras dos corpos adossados aos flancos e as da sacristia que são coroadas por bolas sobre pedestais; vãos rectangulares moldurados: quatro frestas de esbarro a cada lado da nave que se completam com outras quatro, mais altas e estreitas, na capela-mor do lado E.; do lado oposto, no corpo da sacristia, tem porta entre outras quatro frestas; nos corpos adossados aos flancos da nave tem duas frestas de esbarro em cada um, uma na face lateral e a outra na orientada à fachada principal que, no do lado O., é acompanhada de porta. INTERIOR: nave única com coro-alto de laje suportada por duas colunas toscanas de calcário com pia envolvendo o fuste e guarda de balaustrada de madeira. Sob a torre tem arco com pilastras do antigo baptistério. Pavimento de tijoleira com corredor central de granito. Paredes revestidas de azulejos industriais. Tecto renovado de caixotões de madeira. Arco triunfal, dois colaterais e outros dois nos flancos, opostos, de pilastras com as faces riscadas como almofadas. Pavimento da capela-mor e do último terço da nave de lajes de granito desenvolvendo-se em escada e patamar de granito. Retábulo-mor de talha dourada e pintada com quatro colunas enquadrar três nichos, ornatos concheados e remate com anjos conservando, no fundo dos nichos, pintura policroma e ouro, de temas florais e concheado.

Acessos

EM 544-1(Sever do Vouga - Ribeira de Fráguas), Calçada da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no interior de adro murado que se desenvolve em três plataformas ligadas por escadas e que se adaptam à pendente da encosta em que se implanta; limita a E. com o cemitério paroquial, a S. com caminho e casas, e a N. e O., com o muro de suporte da plataforma. Na plataforma mais elevada do adro tem cruzeiro de coluna toscana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17, 2.ª metade - reconstrução geral; 1865-1876 - o edifício ameaçava ruína pelo que se fizeram obras de restauro, nomeadamente no coro, as quais implicaram a transferência do culto para uma capela próxima.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra: granito, pedra de Ançã; cerâmica: telha cerâmica, azulejo industrial, tijoleira; vidro: simples; madeira.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Nordeste, Lisboa, 1991, pp. 148-149; RAMOS, F. S., Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo, Sever do Vouga, 1998, pp. 349-360.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1936 - revestimento da fachada principal com azulejos industriais; 1980, década - construção dos corpos laterais nos flancos da nave e abertura de dois largos arcos entre esta e aqueles, abertura de novas frestas na nave e capela-mor, redução da capela-mor, revestimento das paredes interiores com azulejos industriais e construção do tecto de caixotões de madeira.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login