Parque do Santuário da Ermida de Nossa Senhora do Castelo

IPA.00009444
Portugal, Viseu, Mangualde, União das freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta
 
Espaço verde de recreio. Parque. Domínio visual, em todos os quadrantes, sobre a paisagem longíqua. Bela panorâmica sobre a Serra da Estrela. Percepção do povoamento e compartimentação do espaço agrícola que lhe está adjacente.
Número IPA Antigo: PT021806100023
 
Registo visualizado 1291 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Parque        

Descrição

A Ermida de Nossa Senhora do Castelo que dá o nome ao Santuário, localiza-se no cume da serra. Um muro de granito, pontuado por pirâmides nos seus vértices e com bancos adossados, limita o pequeno adro rectangular, em saibro. Uma escada com corrimão, em cantaria de granito, principia, a E., no sopé da encosta e, dirige-nos ao adro da ermida. A escada é constituida por 169 degraus e 7 patamares, ao longo dos quais estão construidas 4 capelas votadas ao culto da Virgem, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de Nossa Senhora da Anunciação, a Capela de Nossa Senhora da Visitação e a Capela de Nossa Senhora da Assunção. Estas têm na fachada exterior, gravada em pedra, a Cruz de Malta. A S., ao longo de um outro caminho em calçada de granito que se eleva ao cume da serra, aproximadamente no terço médio, existe um campo de ténis e uma piscina pertencentes à unidade hoteleira aí existente. A vegetação existente nas encostas pedregosas é caracterizada por algumas espécies arbóreas e arbustivas autóctones como carvalhos, pinheiros, freixos e outras. A situação topograficamente privilegiada oferece belas panorâmicas sobre a paisagem envolvente.

Acessos

EN 16, ao Km 112, para a Senhora do Castelo, a 800 metros

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Santuário de Nossa Senhora do Castelo (v. IPA.00007273)

Enquadramento

Rural, isolado, na encosta de uma serra.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Recreativa: parque

Utilização Actual

Recreativa: parque

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Rafael Domingos Barreira (1750).

Cronologia

1750 - início da construção do escadório, da responsabilidade do mestre Rafael Domingos Barreira, à custa de Frei Bernardo Pais de Castelo Branco; 1819 - início da construção da ermida; 1832, 6 Setembro - inauguração da ermida da Senhora do Castelo; 7 Setembro - trasladação da imagem da Senhora do Castelo da velha igreja para a ermida; 1837 - finalização das obras de construção da ermida; 1978, 15 maio - em sessão camarária desta data, foi deliberada a proposta de classificação de vários imóveis de Mangualde, entre os quais, o Santuário; 16 maio - envio de ofício ao Director Geral do Património Cultural, pedindo a classificação como Imóvel de Interesse Público; 2004, 06 junho - proposta da Associação Cultural de Azurara da Beira para classificação da Igreja; 07 setembro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo presidente do IPPAR; 2011, 30 setembro - proposta da DRCCentro de classificação como Conjunto de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção; 23 novembro - parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura à Zona Especial de Proteção, propondo a classificação como Monumento de Interesse Público; 2012, 14 de novembro - publicação do anúncio nº 13692/2012, no DR, 2ª série, nº 220, com o projecto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da respectiva zona especial de protecção.

Dados Técnicos

Muros de suporte e escadas.

Materiais

Granito.

Bibliografia

ALVES, Alexandre, O Santuário de Nossa Senhora do Castelo em Mangualde; Mangualde, 1989; ARAÚJO, Ilídio, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal , Vol. I, Lisboa, Ministério das Obras Públicas, 1962; CORREIA, Alberto, Mangualde Roteiro Turístico, Mangualde, 1997; SILVA, Valentim da, Concelho de Mangualde Antigo Concelho de Azurara da Beira, s.l., s.d.; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72053 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO Celebra-se a festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, todos os anos, no dia 8 de Setembro, com sermão e missa cantada, saindo da igreja matriz uma solene procissão, ornada de missa cantada.

Autor e Data

Marta Calçada 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login