Igreja Paroquial de Colos / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00000942
Portugal, Beja, Odemira, Colos
 
Arquitectura religiosa, manuelina, barroca. Igreja paroquial com nártex, nave única e capelas laterais. Remodelação do alçado principal e do interior no período barroco, incluindo a construção de retábulos de talha dourada.
Número IPA Antigo: PT040211010006
 
Registo visualizado 234 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nártex, nave e capela-mor, mais estreita, a que se adossam, do lado da Epístola, os volumes escalonados do baptistério, da capela do Senhor dos Passos e da sacristia; do lado do Evangelho, no ângulo da fachada principal, a capela baptismal; e junto da capela-mor a torre sineira. Cobertura diferenciada em telhado de três águas na galilé, de duas águas na nave, de uma água nas capelas laterais. Fachada principal orientada a O., de um pano delimitado por pilastras, rematadas por pináculos piramidais, com empena triangular e acrotério com cruz, portal ogival sob a galilé, encimado por pedra de armas da Ordem de Santiago. Janelão com moldura simples de cantaria encimado por pedra de armas da Ordem. Alçado S. de um pano rematado por cornija e beirado onde se abre a porta lateral da nave, com portal de cantaria simples e janelão gradeado. Entre a galilé e a porta adossa-se o volume cego do baptistério, rematado por empena triangular com cornija; entre o portal e a capela-mor, a capela do Senhor dos Passos, com fresta e contrafortes em escorço nos ângulos. Sacristia adossada à capela-mor, com porta e janela com molduras de cantaria e escada. Alçado E. com volume da sacristia destacando-se da capela-mor, rematado por empena semicircular e definido por pilastras. Ligação entre a capela-mor e a sacristia apoiada num contraforte em escorço. Alçado N. com volume da capela-mor rematado por cornija e beirado, a que se adossa a torre sineira, de dois pisos, com fresta e cobertura em cúpula. Nártex coberto por abóbada de cruzaria de ogivas de cinco chaves, com mísulas e chaves de cantaria e arco de volta perfeita ladeado por nichos e delimitado por contrafortes em escorço, na frontaria, e alçados laterais com arco de volta perfeita, enquadrado por contrafortes. Interior de uma só nave, com duas capelas do lado do Evangelho, encaixadas em arcos de volta perfeita e com retábulos de talha dourada e policromada, entre as quais se situa o púlpito, com balaustrada em madeira, e dois arcos de volta perfeita do lado da Epístola, o primeiro com a pia baptismal e o segundo dando acesso à capela do Senhor dos Passos, abobadada de cruzaria de ogivas de cinco chaves, com uma pequena fresta orientada a O.; entre os arcos, abre-se a porta lateral, encimada por janelão, e um nicho que sobrepuja uma pia de água benta em cantaria. Cobertura em lage. Arco de volta perfeita assente em pilastras, ladeado por altares faciais, encaixados em arcos de volta perfeita, com retábulos de talha dourada e policromada. Altar-mor com altar de alvenaria e retábulo de talha dourada e policromada. Do lado da Epístola rasga-se a porta da sacristia e do lado do Evangelho a porta de acesso à torre e púlpito. Cobertura em abóbada de berço.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado, com adro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, inícios - construção, capela do Senhor dos Passos e nártex, pia baptismal e pia de água benta; séc. 17, finais - retábulo-mor e retábulos laterais, púlpito; séc. 18, inícios - torre sineira.

Dados Técnicos

Estrutura mista (nave e capela-mor); estrutura autónoma (galilé e capela do Senhor dos Passos).

Materiais

Paredes de alvenaria de cal e areia, rebocadas e caiadas, mísulas e chaves em cantaria, pavimentos de tijoleira.

Bibliografia

GUERREIRO, António Machado, Monografia de Colos, Odemira, s.d.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1989 / 1990 - conservação geral do edifício, incluindo construção da lage aligeirada da nave.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login