Convento de Santo António de Charnais

IPA.00009401
Portugal, Lisboa, Alenquer, União das freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca e rococó. Convento franciscano capucho. O convento apresenta um programa decorativo de grande riqueza, diversidade e mesmo erudição nas soluções plásticas e temáticas adoptadas, podendo reconhecer-se a presença de azulejos monócromos datáveis do século 17 e 18, que se apresentam ao nível do templo (sob a forma de painéis de perfil recortado e temática figurativa alusiva, na zona da nave, à vida de Santo António, e na capela-mor, à de outros franciscanos). Também a Sala da Portaria, muros do claustro e principais corredores de circulação exibem lambris azulejares com albarradas, e figuras avulsas, igualmente observados a revestir os muros do refeitório, aqui, alternados com azulejos brancos e dispostos em enxaquetado. Regista-se ainda a intervenção no domínio da pintura mural, observável no tecto da capela-mor e no da Sala da Portaria, ambos com temática de natureza heráldica, e em alguns elementos arquitectónicos do convento - intradorso do arco de volta perfeita da Sala da Portaria e em nichos da sacristia
Número IPA Antigo: PT031101020046
 
Registo visualizado 1047 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos (Província de Santo António)

Descrição

De planta em L irregular composta pela articulação de diferentes corpos em torno de claustro quadrado, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 e 8 águas. Das diferentes estruturas que integram o edifício distinguem-se a igreja e, nas antigas dependências conventuais, o claustro e respectiva Sala da Portaria (ala S.), o refeitório (na ala E.). Nas imediações, a S., localiza-se ainda uma casa de fresco. IGREJA - Com alçado principal a SO., o edifício conventual é dominado a eixo pela fachada principal da igreja, precedida de amplo terreiro, ao qual se acede por meio de escadaria de lanço recto. Com pano de muro em reboco pintado e cunhais e soco de cantaria de aparelho rusticado, apresenta-se rasgada ao centro por arco de volta perfeita de aparelho irregular encimado por 2 janelas de peito de verga ligeiramente curva e destacada. É superiormente rematada por frontão triangular interrompido ao centro por óculo e animado nos acrotérios por pináculos e cruz ao centro. Precede a entrada principal uma galilé, a partir da qual se acede ao interior do templo por meio de portal de verga recta encimado por nicho com figuração escultórica em terracota de Santo António. O INTERIOR da igreja, de planta rectangular composta pela justaposição de nave e capela-mor, tem nave única e cobertura em abóbada de berço precedida de cornija acentuada por lambrequim de madeira, com muros laterais animados por silhares de azulejos e, do lado da Epístola, púlpito em talha dourada e policroma. Aos pés da nave, coro-alto com guarda de madeira articulada ao centro com baldaquino a albergar figuração de Cristo crucificado. No presbitério, definido por teia de madeira, observam-se, a ladear o arco triunfal, 2 altares em talha dourada e policroma dedicados a Nossa Senhora da Conceição e a Santo António. Na capela-mor é visível um retábulo de madeira entalhada policromo e dourado, vazado ao centro por camarim a albergar trono e a integrar as figuras de um Calvário (Cristo crucificado, Nossa Senhora, Santa Maria Madalena e São João Evangelista). Lateralmente, sobre peanhas, reconhecem-se figurações escultóricas de São Francisco de Assis e de outro santo franciscano. Pelo lado da Epístola acede-se, através de corredor (em cujo chão se observam diferentes lápides sepulcrais), à sacristia, de planta octogonal e cobertura em cúpula gomada e, ao claustro, cujas galerias, ritmadas por pilastras de cantaria, exibem lajedo de pedra e tecto plano de madeira. Ainda numa das alas do claustro localiza-se o refeitório, de planta rectangular e bancos corridos ao longo dos muros, assentes sobre mísulas de cantaria. Já no exterior, regista-se do lado SE., a presença do antigo tanque e de uma casa de fresco integrada numa pequena galilé com muros revestidos a azulejo policromo de tapete e monocromo com albarradas, ambos datáveis do século 17.

Acessos

EN 9, de Mercena a 700 m, em direcção ao cemitério. WGS84 (graus decimais) lat.: 39.099334; long.: -9.117613

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital (extrato) n.º 318/2018, DR n.º 57/2018, 2.ª série de 21 março 2018

Enquadramento

Rural, em posição altimétrica dominante, junto ao cemitério. Implantado a montante do rio de Alenquer, próximo das nascentes denominadas Águas Santas, na lomba da encosta do vale Benfeito, entre as matas e a Charnequinha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Assistencial: lar

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1598 - fundação do convento de Santo António de Charnais de frades capuchos (ordem de São Francisco), mediante a necessária autorização do rei Filipe II, iniciando-se nesta data as obras; 1602 - doação de 5000 cruzados para a edificação do convento pelo chanceler-mor do conselho del-rei D. Filipe, Damião d'Aguiar, pelo que os frades lhe concedem o padroado do convento, bem como a capela-mor da futura igreja conventual para local perpétuo de sua sepultura, de sua mulher e de seus descendentes; 1606, 16 Abr. - lançamento da 1ª pedra da igreja conventual com cerimónia na qual prega Fr. Gaspar da Carnota; 1656 - data de lápide sepulcral (de João Lopes Fernandes e de sua mulher Isabel de Barros) integrada no pavimento do presbitério da igreja; Séc. 18, início - campanha de ampliação da parte norte do complexo conventual com a construção do corredor, sacristia e pequena capela junto da portaria, cujo tecto ostenta o emblema heráldico do provável patrocinador da obra, D. João Rolim de Moura (da casa de Azambuja) e de sua esposa, D. Antónia Maurícia da Silva; 1713 - doação, por D. João Rolim de Moura, dos ornamentos para a capela de São João Baptista da sacristia, bem como de numerosas obras para a livraria conventual; 1714 - data nas folhas da porta da sacristia, a qual corresponderá provavelmente à conclusão das obras da campanha de ampliação; 1760 - data inscrita na porta da igreja; Séc. 18, 2ª metade - campanha de enriquecimento artístco, responsável designadamente pelos elementos de talha pintada e dourada que se observam na igreja conventual, como o retábulo do altar-mor, os altares colaterais e o púlpito; 1789 - data na porta da capela da Ordem Terceira de São Francisco; 1834 - decreto liberal da expulsão das ordens religiosas de território nacional, determina o abandono do complexo conventual pelos frades capuchos; 1838, 30 Jul. - carta de lei que determina a entrega do antigo convento à Santa Casa da Misericórdia de Aldeia Galega da Merceana (fundada em 1520), que aí instala um hospital; 1860 - constituição da Irmandade da Misericórdia de Aldeia Galega da Merceana e elaboração do texto do seu 1º compromisso; 1862, 13 Jan. - aprovação e confirmação por decreto (de D. Luís I e assinado pelo fiscal da Coroa, o marquês de Loulé) do 1º compromisso da Misericórdia de Aldeia Galega da Merceana; 1933, 1 Nov. - instituída a distribuição gratuita de sopa às crianças pela Misericórdia de Aldeia Galega, por iniciativa da viscondessa da Merceana; 1980 - no antigo convento passa a funcionar um lar de terceira idade.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira pintada e dourada, azulejos (sécs. 17 e 18)

Bibliografia

CASTRO, João Bautista de, Mappa de Portugal, Lisboa, 1712; HENRIQUES, Guilherme João Carlos, Alenquer e o Seu Concelho, Lisboa, 1873; RIBEIRO, Luciano, Alenquer. Subsíios para a Sua História, Lisboa, 1936; VENÂNCIO, Luís, Alenquer. Concelho Multissecular e Monumental, Alenquer, 1983; MARTINS, José Eduardo, GUAPO, António, MELO, António, O Concelho de Alenquer, 2ª ed., Vol. 1, Alenquer, 1989 e Vol. 3, Alenquer, 1986.

Documentação Gráfica

Câmara Municipal de Alenquer

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGA/TT: Convento de Santo António dos Capuchos (Maço 12)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login