Igreja Paroquial de São Pedro / Igreja de São Pedro

IPA.00009336
Portugal, Castelo Branco, Penamacor, Penamacor
 
Igreja paroquial medieval e barroca, de planta poligonal composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, com coberturas internas diferenciadas de madeira em masseira, sem iluminação exterior. Fachada principal rematada em empena, rasgada por portal de verga reta, integrando campanário de dupla sineira e remate em empena. Fachadas simples, a lateral esquerda rasgada por porta travessa de verga reta. Interior com pia batismal no lado do Evangelho, arco triunfal de volta perfeita, flanqueado por altares colaterais, tendo retábulo-mor de talha pintada tardo-barroco.
Número IPA Antigo: PT020507100009
 
Registo visualizado 121 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, de volumes articulados e cobertura homogénea em telhado de duas águas, prolongando-se em aba sobre a sacristia, rematado em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinza. Fachada principal voltada a O., rematada em empena, parcialmente rebocada, tendo o campanário integrado, no lado esquerdo, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, com as juntas pintadas de branco, rasgado por dupla sineira em arco de volta perfeita e remate em empena e cornija; a fachada é rasgada por portal de verga reta e moldura simples, protegido por porta de duas folhas de madeira almofadada. Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa de verga reta e moldura de cantaria, tendo na verga a data "1744"; a sacristia possui porta de verga reta e, na face O., uma pequena janela retilínea. Fachada lateral direita adossada. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por faixa pintada de azul, com coberturas de madeira em masseira pintada de azul, reforçada por tirantes metálicos, e pavimentos em soalho. No lado do Evangelho, pia batismal em cantaria de granito, composta por plinto facetado e taça hemisférica muito arruinada. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, com os fustes e arco almofadados, flanqueado por altares colaterais paralelepipédicos, forrados a azulejo de padrão azul e branco, ambos dedicados à Virgem. Capela-mor marcada por supedâneo de um degrau, onde surge o retábulo-mor de talha pintada de branco e dourado, de planta reta e um eixo definido por duas colunas de fuste liso e duas pilastras, assentes em plintos paralelepipédicos, ornados por albarradas. Ao centro, nicho de perfil contracurvo, com o fundo pintado de azul e estrelas, a imitar o firmamento, contendo plinto, envolvido superiormente por motivo vegetalista. A estrutura remata em friso, cornija e frontão semicircular, interrompido por espaldar curvo, com resplendor a centrar chaves em aspa, sobrepujado por cornija de perfil angular. Altar paralelepipédico com decoração vegetalista disposta simetricamente. Encontra-se ladeado por dois altares paralelepipédicos. Em frente ao retábulo, mesa de altar em cantaria, assente em pilar bojudo, ornado por festões e as insígnias do orago. No lado do Evangelho, porta de verga reta de acesso à sacristia.

Acessos

Rua de São Pedro

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo de Penamacor (v. IPA.00000844)

Enquadramento

Urbano, adossado a edifícios residenciais, em cota inferior à via pública, rodeado por pequeno adro junto às fachadas principal e lateral esquerda, pavimentado a cubos de granito e réguas de cimento, protegido por muro de alvenaria, a que se adossam bancos. Encontra-se rodeado de casas de habitação em alvenaria ou cantaria de granito aparente, de um ou dois pisos, e, no adro, em canteiro de alvenaria de granito, implanta-se uma árvore.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 12 / 13 (conjectural) / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 12 - 13 - provável construção do imóvel; 1305 - o padroado é cedido pelo rei D. Dinis às obras da Sé da Guarda; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 60 libras; integra o termo de Penamacor e o bispado da Guarda; séc. 16 - representação da igreja no Livro das Fortalezas de Duarte de Armas; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra o território da Diocese da Guarda; 11 outubro - primeiro registo paroquial, surgindo, no mesmo ano, os primeiros assentos de batismo, casamento e óbito; 1600 - um incêndio destrói parte do cartório; 1707 - o arciprestado de Penamacor integra 21 igrejas, as das freguesias do concelho e as de Sortelha, Malcata, Santo Estêvão e Casteleiro; o prior é apresentado pelo bispo, com 50$000 réis de côngrua; tem como anexas a Igreja Paroquial de Pedrógão de São Pedro e a Capela da Senhora do Incenso; 1712 - o Padre Carvalho da Costa refere que a freguesia de São Pedro tem 50 vizinhos; 1744 - data na verga da porta travessa, poderá indicar a época de remodelação dos vãos e da estrutura do imóvel; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo prior Manuel Luís de Carvalho, a freguesia de São Pedro tem 44 fogos e 171 pessoas; a igreja é descrita como tendo uma só nave e três altares, o mor e os colaterais de Nossa Senhora dos Remédios (Evangelho) e o de Santa Luzia (Epístola); o pároco é prior, de apresentação do ordinário e tem de côngrua 150$000; séc. 18, final - feitura do retábulo-mor; 1940 - tem o altar-mor e dois colaterais, um deles dedicado a Nossa Senhora dos Remédios.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada; pia baptismal, modinaturas, campanário e arco triunfal em cantaria de granito; portas, bancos, pavimento, coberturas e retábulo de madeira; altares colaterais revestidos a azulejo industrial; tirantes e porta travessa metálicos; vidro martelado na porta travessa.

Bibliografia

COSTA, P. António Carvalho da - Corografia Portugueza... 2.ª ed. Braga: Typographia de Domingos Gonçalves Gouveia, 1868, tomo II; Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais. Lisboa: Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Dezembro de 1993; LANDEIRO, José Manuel - O arciprestado de Penamacor. Vila Nova de Famalicão: s.n., 1940; LANDEIRO, Carlota Maria Gonçalves Borges - A vila de Penamacor no primeiro quartel do século XVIII. Lisboa: Centro de Estudos Demográficos, 1965; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID (algumas fotografias cedidas pela Câmara Municipal de Penamacor); CMP

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias Paroquiais, vol. 28, n.º 127, fl. 907

Intervenção Realizada

CMPenamacor: séc. 20, inícios - arranjo do adro, destruindo-se a primitiva escadaria e murado com grades de ferro; PROPRIETÁRIO: séc. 20, década de 40 - restauro do imóvel, sendo destacados os azulejos hispano-mouriscos que possuía, transferidos para o Museu Municipal, onde se encontram em exposição.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login