Pátio dos Rolins

IPA.00000932
Portugal, Beja, Moura, União das freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Baptista) e Santo Amador
 
Conjunto de habitações dos inícios de Quinhentos.
Número IPA Antigo: PT040210070015
 
Registo visualizado 275 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta em L composta por conjunto de prédios que delimitam um espaço murado e empedrado, com encanamento central. Cobertura diferenciada em telhados de uma e duas águas. O alçado O., que abre para o pátio, é formado por um só pano, de dois pisos, rematado por cornija e beirado; no piso inferior rasgam-se duas portas; no piso superior, a que se acede por uma escada exterior com murete de guarda no troço superior, rasga-se uma porta e uma janela, esta com moldura reentrante e arco polilobado. Alçado S. formado por dois volumes de dois pisos, sendo o corpo mais recuado rematado por beirado, sobre o qual se eleva uma chaminé; apresenta um só pano rasgado por janela de sacada, com grade de ferro forjado, sobrepujando um pequeno vão, e por porta de acesso ao piso nobre; articula-se com o outro corpo, que possui uma janela com moldura reentrante e arco polilobado, sobrepujando um pequeno vão engradado, por intermédio de uma escada com murete de guarda e patamar com telheiro, que assenta num pilar de secção quadrangular, sob o qual se abre um arco de volta perfeita, que dá acesso a um portão; argolas para prender animais; Alçado O. cego, de pano único, rematado superiormente por beirado e assente em soco escalonado. Alçado N. de pano único, rematado superiormente por beirado dividido em três segmentos de diferentes alturas, tendo uma chaminé ao centro, e um quarto troço de empena que corresponde a um telhado de uma só água; ao nível do piso inferior, rasgam-se um portão, uma porta e duas frestas; ao nível superior, rasgam-se cinco janelas, duas das quais com verga saliente am alvenaria. Alçado E. de pano único, rematado por beirado, rasgado por fresta ao nível do piso inferior e por uma janela ao nível do piso superior.

Acessos

Pátio dos Rolins, Rua Leonardo Mendonça, Rua do Espírito Santo.

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-DH/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Urbano, adossado, harmónico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, 1ª metade - construção; 1986, 20 outubro - Proposta de classificação pela CM de Moura; 1999, 21 janeiro - Proposta de abertura do procedimento de classificação pelo IPPAR/DRÉvora; 1999, 20 janeiro - Despacho de abertura do procedimento de classificação pelo Vice-Presidente do IPPAR; 2009, 1 setembro - Proposta de classificação como IIP e de ZEP pela DRCAlentejo; 2011, 31 maio - Parecer da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação como MIP - Monumento de Interesse Público e de ZEP; 2011, 19 de Outubro - publicado no DR, n.º 201, 2.ª série, o Anúncio nº 14989/2011 de Projecto de Decisão relativo à classificação como MIP e à fixação da respectiva ZEP.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

No piso térreo do corpo principal do edifício funcionou uma oficina de ferreiro.

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login