Igreja Paroquial de Ervidel / Igreja de São Julião

IPA.00000931
Portugal, Beja, Aljustrel, Ervidel
 
Arquitectura religiosa, manuelina, barroca. Igreja paroquial com a capela lateral N. com planimetria, abóbada e elementos em cantaria do período manuelino. Planimetria da nave, composição dos alçados e torre do período barroco. Retábulos de feição rococó.
Número IPA Antigo: PT040201020009
 
Registo visualizado 392 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave rectangular e capela-mor, mais estreita. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas. Nave de planta rectangular, com cobertura de duas águas e forro de madeira. Fachada principal orientada a O. com frontão triangular mistilíneo com volutas e urnas piramidais nos ângulos; portal em arco de volta perfeita ladeado por duas janelas e sobrepujado por óculo; à esquerda a torre sineira de planta quadrada rematada por cúpula com urnas piramidais ao centro e nos ângulos. Fachada N. de três panos, correspondentes os extremos aos corpos da sacristia, capela e arrecadação e rasgados por porta de verga recta; o pano central, saliente e mais elevado, é definido por contrafortes cilíndricos rematados por pináculos cónicos com merlões adossados. Alçado E. de pano único e remate em frontão, modelo simplificado do da frontaria, com janela de iluminação. Interior: nave única, coberta por forro de madeira em três planos, com pia de água benta em cantaria à esquerda de quem entra. Do lado do Evangelho capela de planta quadrada, com abóbada de nervuras, de chaves de cantaria lavrada, descarregando em mísulas, abrindo para a nave por arco de volta perfeita descarregando em colunas adossadas. Capela-mor quadrada, mais estreita, separada por arco de volta perfeita, com cobertura de abóbada de berço; retábulo-mor de camarim, de talha dourada sobre fundo branco. Pavimentos de tijoleira.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Enquadramento

Urbano. Adossado lateralmente a um conjunto de edifícios da paróquia, tendo em frente um espaço público ajardinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - capela lateral N.; séc. 18 - nave da igreja e torre; séc. 18, finais - retábulos; Séc. 20 - decoração interior; 1970 / 1980, décadas de - renovação da cobertura, rebocos e pintura, iluminação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave e capela-mor); estrutura mista (capela lateral N.).

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, telhado com estrutura e forro em madeira, abóbadas de tijoleira, mísulas, colunas, capitéis e fechos de cantaria, retábulos de talha e madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login