Chafariz do Espírito Santo

IPA.00009257
Portugal, Castelo Branco, Fundão, União das freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Chafariz de espaldar rectangular com escudo ao centro, ladeado por pilastras rematadas por pináculos e duas bicas em canhão que vertem para tanque rectangular ao nível do pavimento, com bordos simples. Chafariz várias vezes deslocado, perdendo o seu impacto visual, situado em cota inferior à via pública, com escudo real no espaldar e outro na ilharga, sendo de referir as bicas em canhão estriado e os pináculos de perfil raro ou mesmo único na zona. Numa ilharga, inscrição alusiva à fundação.
Número IPA Antigo: PT020504170073
 
Registo visualizado 101 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz com espaldar rectangular executado em granito com aparelho isódomo e juntas em argamassa saliente, limitado por duas pilastras encimadas por pináculos; remate em empena curva, encimada por friso, cornija e pináculo central. No espaldar, surge uma pedra de armas reais, sobre pequena mísula em cantaria. Na parte inferior, duas bicas em canhão estriado, que vertem para um tanque com bordos simples, ao nível do pavimento. O patamar ao nível do chafariz tem dois bancos de granito laterais adossados ao muro, sobre os quais surgem, no lado O., uma lápide com inscrição e, no E., um escudo real. A inscrição, apesar de muito delida, constará de: "ESTA OBRA MANDOU / FAZER FRANCISCO MEN / DES VEIGA DESTA VILA / SENDO ALMOTACEL A D 1771" *1.

Acessos

Largo do Espírito Santo. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,134592; long.: -7,499394

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, implantado a uma cota inferior relativamente ao Largo, adossado a um muro rebocado e pintado de branco, que o separa de um edifício residencial. À cota do chafariz, existe um espaço murado lateralmente, sustentando dois espaços relvados, para o qual se desce por escadaria de dois lanços com cinco e sete degraus, formando um patamar intermédio bastante amplo e onde surgem bancos graníticos. Próximo, localiza-se a Capela do Espírito Santo (v. PT020504170066), a Capela do Calvário (v. PT020504170122) e o Parque das Tílias.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1771 - construção do imóvel por ordem do almotacé Francisco Mendes Veiga, no âmbito das reformas do Marquês de Pombal; 1865 - o chafariz foi deslocado para dar lugar à construção da EN 18; 1892 - referido como tendo muito boa água; 1931 - colocação no actual local, junto à Capela do Calvário, devido às obras da escola.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito; argamassa.

Bibliografia

BENTO, José, Fundão, Património histórico e cultural, Fundão, 1990; MARCELO, M. Lopes, Beira Baixa - novos guias de Portugal, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMF

Intervenção Realizada

CMF: 2001 - arranjo da zona envolvente, com calcetamento, ajardinamento e iluminação.

Observações

*1 - esta inscrição estaria colocada na zona posterior do espaldar.

Autor e Data

Luís Castro e Cláudia Alves 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login