Ermida de Nossa Senhora das Angústias / Ermida do Senhor do Calvário

IPA.00009145
Portugal, Faro, Tavira, União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago)
 
Arquitectura religiosa barroca. Ermida de calvário de nave única caracterizada por frontão de lanços encimando a fachada principal, e revestimento pictórico em trompe l'oeil de toda a capela-mor. Retábulo-mor caracterizado pela pintura do Monte do Calvário sobreposta por pinturas em trompe l'oeil de baldaquino e estores vermelhos que caiem para os lados, com imagens de Cristo Crucificado, São João Evangelista e Nossa Senhora das Angústias.
Número IPA Antigo: PT050814060006
 
Registo visualizado 537 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia a S.; volumes escalonados dispostos na vertical com cobertura em telhado de duas águas para nave, capela-mor e uma água para sacristia. Fachada principal a E. de pano único caracterizada por dois registos definidos por portal em cantaria de verga recta, no primeiro registo, encimado por pequena cornija, ladeado por poço; segundo registo caracterizado por óculo em alvenaria, gradeado, encimado pelo remate da fachada em frontão de lanços encimado ao centro por cruz de ferro sobre pedestal. Fachada lateral N. composta por janelão rectangular de cantaria, gradeado, e óculo em capialço para capela-mor, rematada por beirado. Fachada lateral S. com janelão rectangular de alvenaria, gradeado, volume da sacristia adossado, sob óculo em capialço para capela-mor. Fachada O. correspondendo ao corpo da capela-mor, adossada à fachada E. da Ermida de São Pedro ( v. 081406 ). Interior: nave rectangular, cobertura em abóbada de berço partindo de cornija para nave com pinturas de motivos vegetalistas e florais, e abóbada de lunetas com dois óculos para capela-mor. Lado da Epístola definido por pia de água benta em cantaria, e janelão rectangular em capialço, de alvenaria debruada a azul. Lado do Evangelho caracterizado por janelão igual ao do lado da Epístola e púlpito de caixa hexagonal em madeira polícroma, decorado com motivos geométricos em tons de azul e rosa, sobre fina coluna, de acesso por escada lateral em madeira. Duplo arco triunfal de volta perfeita, sendo o principal de cantaria pintada de azul e vermelho, onde adossaram outro, em madeira polícroma com mesmos tons. Capela-mor elevada sobre degrau, revestida por pintura vermelha com lambrim pintado em tons de azul e amarelo sobreposto por friso com símbolos envoltos em molduras ovaladas; composta por porta em cantaria recta do lado esquerdo, de acesso à sacristia, e em frente possui pintura de porta imitando a anterior; frontão de altar em madeira em forma de sarcófago; retábulo-mor, sobre degrau, em madeira policroma pintada em trompe l'oeil com pintura central do Monte do Calvário, encimada por baldaquino donde partem dois pictóricos estores vermelhos para cada lateral do retábulo onde se expõem três imagens, entre as quais está, a de Nossa Senhora das Angústias e de São João Evangelista, ladeando imagem central de Cristo Crucificado.

Acessos

Largo do Calvário junto à EN125

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129 / 77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 *1

Enquadramento

Periurbano, adossado a O. à Ermida de São Pedro ( v. 0814060037 ), junto ao Cemitério Municipal

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - construção da ermida.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria, cantaria, madeira nas portas, púlpito e retábulo-mor

Bibliografia

LOPES, João Baptista da Silva, Corografia (...) do Reino do Algarve, Lisboa, 1841; LAMEIRA, Francisco Ildefonso, Roteiro das Igrejas de Tavira, Faro, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSARH

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF...incluindo as peças que constituem o seu recheio.

Autor e Data

Patrícia Viegas 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login