Casa na Rua Pedro Dias, n.º 77 a 79

IPA.00009120
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Casa construída no séc. 16, inserida no Centro Histórico de Tomar, e reformada no início do séc. 21. Apresenta as fachadas com vãos retilíneas, de arestas biseladas, destacando-se a janela com decoração estriada.
Número IPA Antigo: PT031418120043
 
Registo visualizado 111 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beiradas simples com algerozes. Fachada principal virada a norte, rebocada e pintada de branco, percorrida por faixa pintada de amarelo, rasgada por vãos retilíneos. Tem dois pisos de vãos, dispostos irregularmente, com molduras de cantaria, correspondendo, no inferior, a duas portas, a do lado direito de moldura simples e a do lado esquerdo dintelada e de moldura biselada. Sobre estas, janela de peitoril com pano de peito em cantaria, e moldura composta por múltiplos frisos, ladeada por vaseiras. Os vãos possuem portas e caixilharias de madeira, com portadas internas do mesmo material. INTERIOR não observado.

Acessos

Tomar, Rua Pedro Dias, n.º 77 a 79. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,602489; long.: -8,414112

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, implantado na malha urbana, no centro histórico de Tomar (v. IPA.00006271). Integra quarteirão regular, que forma um trapézio, onde se integram os edifícis da Misericórdia de Tomar (v. IPA.00006420), ficando no extremo oposto. Abre para uma rua muito estreita, pavimentada a calçada com corredor lajeado ao centro. Fronteiro, situa-se um edifício incaracterístico, a antiga Empresa de Viação Tomarense, construída no local onde se erguia o Palácio dos Raimundos de Noronha, construído em 1540. Nas imediações, situam-se o Solar dos Calça Perra (v. IPA.00024211) e a Casa dos Velhos de Macedo (v. IPA.00026373).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção da casa; 2001, 20 junho - requerimento de classificação pelo proprietário; 20 agosto - Proposta da Direção Regional de Lisboa para não ser atribuída uma classificação de âmbito nacional; 2003, 07 maio - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR considerando que o imóvel se inscreve na categoria de Imóvel de Interesse Público e que se envie o processo para a Câmara Municipal de Tomar, para que inicie um processo com a categoria de interesse municipal; 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo presidente do IPPAR; 18 junho - dado conhecimento à Câmara Municipal de Tomar; 2005, 25 fevereiro - pedido de reapreciação por um familiar do proprietário; 2008, 15 outubro - Despacho de encerramento do processo de classificação pela subdiretora do IGESPAR; 12 dezembro - o proprietário é notificado do teor do Despacho.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas e pano de peito em cantaria de calcário; portas e caixilharias de madeira; janelas com vidro simples; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - tratamento de rebocos e pinturas; revisão da cobertura; colocação de algeroz.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login