Fonte Velha de Provesende

IPA.00009089
Portugal, Vila Real, Sabrosa, União das freguesias de Provesende, Gouvães do Douro e São Cristóvão do Douro
 
Arquitectura infraestutural, barroca. Fonte de espaldar com um tanque, de planta rectangular e corpo delimitado por pilastras, sobrepujadas por pináculos, e terminado em frontão interrompido por cruz sobre plinto, possuindo inferiormente duas bicas com carrancas, cartela com data e insígnias de arcebispo.
Número IPA Antigo: PT011710080012
 
Registo visualizado 59 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Espaldar de planta rectangular e corpo de dupla ordem, terminado em friso e cornija interrompida por cruz, de braços quadrangulares e remate em bolbo, assente em plinto. O espaldar é delimitado por pilastras, já sem soco, na primeira ordem de capitéis denticulados suportando dupla cornija, friso e cornija mais saliente; inferiormente possui ao centro duas bicas com carrancas, de olhos amendoados e a da direita com pestanas conferidas por fortes sulcos, envoltas por folhagem; superiormente, sob a dupla cornija, surge cartela oval envolta por volutas, com a data de 1755 gravada, revelando vestígios de policromia. A segunda ordem do espaldar possui friso saliente, com pilastras dos ângulos coroados por pináculos bojudos; no tímpano, cartela recortada com volutas encimada pelas insígias de Arcebispo. Frente ao espaldar, pequeno tanque rectangular e de bordo baixo. Adosado ao muro do lado esquerdo do recinto, dispõe-se caleira de granito, a céu aberto, conduzindo a água desde a mina, nesse mesmo lado, até à fonte. Na face posterior do espaldar, em alvenaria de granito, foi incrustado silhar com as insígnias de Protonotário apostólico honorário.

Acessos

Largo da Praça. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,217636; long.: -7,567299

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Casa do Fundo da Vila (v. PT011710080073), Casa da Calçada (v. PT0117100800619) e da Casa dos Beleza (v. PT011710080074)

Enquadramento

Urbano, adossado. Ergue-se no centro da povoação, numa praça de planta sensivelmente rectangular, actualmente em obras.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: João Lourenço de Matos (séc. 18).

Cronologia

1755 - Data em cartela no espaldar da fonte assinalando a sua provável construção, pelo arquitecto por João Lourenço de Matos, possivelmente sob ordem do Arcebispo de Braga D. José de Bragança (1741 - 1756), dado que Provesende era couto da Sé de Braga desde a Idade Média, e as insígnias de Arcebispo surgirem no mesmo; ao que parece foi construída em comemoração da deslocação do Bispo a Provesende; séc. 20 - construção dos lavadouros junto à fachada posterior do espaldar e telheiro; 2001 - aprovação do Plano de Pormenor de Provesende, segundo o qual se previa a recuperação das fachadas da praça principal e repavimentação da mesma, bem como o restauro da fonte; classificação da povoação como "aldeia vinhateira do Douro".

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, tanque e caleira de cantaria, torneiras, gradeamento do recinto e estrutura de suporte do alpendre em ferro, chapa de zinco ondulada, tanques dos lavadouros em cantaria de granito e cimento, pavimento em lajes e cimento.

Bibliografia

Provezende, in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 23, Lisboa, 1945, pg. 526 - 531; SOUSA, Fernando, GONÇALVES, Silva, Memórias de Vila Real, vol. 1 e 2, Vila Real, 1987; LOPES, Humberto, Provesende. Memória da região duriense, Casas de Portugal, nº 14, Maui - Junho, Queluz Baixo, 2003, p. 6 - 11; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário de arquitectos activos em Portugal do Séc. I à actualidade, Porto, Edições Afrontamento, 1994.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH, MI

Intervenção Realizada

1988, depois - Limpeza da fonte e colocação de cimento no pavimento do recinto frontal à mesma; C.M.S.: 2006 - requalificação da zona urbana (1ª fase), com comparticipação comunitária; demolição dos tanques lavadouros e outras estruturas adossadas ao espaldar e nas suas imediações; alteamento da fonte e arranjo do largo onde se insere.

Observações

Em Provesende, os prelados da Sé de Braga possuiam um Paço, ao que parece já demolido em meados do séc. 18. Até ao início de 2006, a fonte inseria-se num nível muito rebaixado relativamente ao largo, com pavimento de lajes e cimento, vedado por gradeamento de ferro, e acedido por escada de cantaria disposta frontalmente à fonte. Esta era enquadrada de ambos os lados por muro de xisto, que fechava o rectângulo, tendo na face posterior, num nível ainda mais baixo, seis tanques de lavar, em cantaria, separados por silhares. Frente a estes, dispunha-se um outro tanque público, de planta rectangular, subdividido em dois, em alvenaria rebocada de cimento, com pedras de lavar individuais. Todos os tanques eram protegidos por alpendre de chapa ondulada, apoiada em estrutura tubular de ferro assente em pilares, e, de ambos os lados, por muros altos de alvenaria rebocada.

Autor e Data

Paula Noé 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login