Capela de São José

IPA.00008962
Portugal, Évora, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz
 
Capela setecentista, de planta simples, rectangular, com tecto em cúpula com pendentes e decoração barroca, quer nos vestígios das primitivas pinturas murais, quer no gradeamento do balcão exterior.
Número IPA Antigo: PT040711030036
 
Registo visualizado 481 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, simples. Massa disposta na vertical. Cobertura homogénea em domo hemisférico rematado por pináculo piramidal coroado de bola. Fachada principal orientada a NE., situada no segundo piso, com acesso através de escadaria estreita e íngreme sem corrimão, à esquerda; balcão de sacada suportado por repisa de três modilhões de volutas com enrolamento, protegido por gradaria de balaústres com pontas de lança, pinhas e cruz axial; portal simples rasgado em arco abatido; fachada rematada por pináculos piramidais nos extremos e volutas com enrolamento. Interior: espaço único de pequenas dimensões com planta rectangular. Altar em arco redondo onde está exposta a imagem do orago e o crucifixo; tecto em cúpula elipsoide com pendentes. O interior é totalmente revestido com pinturas murais de ornatos envieirados, tabelas, espelhos cegos, aves, flores, vasos, marmoreados, etc..

Acessos

Rua Direita

Protecção

Incluido no Núcleo intramuros de Monsaraz (v. PT040711030002)

Enquadramento

Urbano. Na rua principal de Monsaraz, no limite do largo central, adossado, em destaque sobre edifício de habitação particular, de que constitui o segundo piso, com portal em arco gótico. Fronteiro o edifício dos Paços da Audiência, antiga cadeia (v. PT040711030038).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1708 - fundação da capela por Domingos Lourenço Perdigão para a qual deixou 8400 reis, mantidos por herdeiros até à décima geração e administrada pelo vigário geral da Vara e pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monsaraz; 1960 - o lavrador reguenguense José de Sousa Rosado Fernandes patrocinou o restauro do imóvel, incluindo o restauro das pinturas murais pelo pintor de Évora João Galopim, tendo cancelado as originais.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e caiada. Ferro na gradaria do balcão de sacada e nas ferragens da porta, em madeira almofadada. Pavimento em tijoleira regional. Xisto nos degraus da escada de acesso.

Bibliografia

GONÇALVES, José Pires, Monsaraz e Seu Termo, Évora, 1961; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol.9, Lisboa, 1978; CARRETEIRO, Rui, Cubas no Alentejo, Évora, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMRM

Documentação Fotográfica

IHRU DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IANTT: Memórias Paroquiais de 1758, vol 24, p.1318-1319.

Intervenção Realizada

José de Sousa Rosado Fernandes: 1960 - restauro integral da capela incluindo as pinturas murais.

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login