Troço de Via Romana no Lugar de Ereira

IPA.00000892
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, Talhadas
 
Troço de via romana construída com pedras em cunha e / ou escavadas em rocha, pertencente à ligação entre Viseu e a estrada Olisipo (Lisboa) / Bracara Augusta (Braga), fazendo-se a ligação em Cabeço do Vouga, sobrepassando por Talhadas, Reigoso, São Pedro do Sul e Viseu. A construção da via romana aproveita, em alguns pontos, a morfologia do local delapidando rocha natural.
Número IPA Antigo: PT020117080005
 
Registo visualizado 1700 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Via  Via romana  

Descrição

Troço constituído por pedraria colocada em cunha, sustendo as lajes que formam o pavimento da via, e zonas de sustentação naturais com talho de rochas.

Acessos

O troço da via romana prolonga-se pelo distrito de Aveiro, concelho de Sever do Vouga, freguesia de Talhadas e pelo distrito de Viseu, concelho de Oliveira de Frades, freguesia Destriz e Reigoso; Lugar Ereira

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1ª Série, nº 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural. No declive inferior da estrada Talhadas / Ereira, no fim da povoação, a cerca de 1 Km das Pedras Talhas, por terreno acidentado, em zona protegida ambientalmente por mata de pinheiros e perto de zona agrícola minifundiária

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: via romana

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 02 / 04

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 02 - 04 - construção da via.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Granito

Bibliografia

AREDE, João, Estradas romanas no distrito de Aveiro, Aveiro, 1938; ALARCÃO, Jorge de, O Domínio Romano, Lisboa, 1983; BETTENCOURT, Ana, Carta Arqueológica do Concelho de Sever do Vouga, Sever, 1988; VEIGA, Pedro, Talhadas. Monografia de uma terra, Sever, 1990; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73810 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

DGEMN: DREMC

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID, DREMC

Documentação Administrativa

DGEMN: DREMC

Intervenção Realizada

1995 - Campanha arqueológica, com limpeza e conservação, orientada pelo Arqueólogo Paulo César dos Santos e concluída pela Arqueóloga Maria Carlos.

Observações

*1 - A campanha arqueológica revelou algum espólio romano (cerâmica, etc.). *2 - Urge sinalizar o local classificado e negociar com a entidade privada para aumento da área escavada de troços seguintes já muito deteriorados.

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login