Igreja Paroquial de São Salvador de Ílhavo / Igreja de São Salvador

IPA.00008641
Portugal, Aveiro, Ílhavo, Ílhavo (São Salvador)
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal de três naves e cinco tramos.
Número IPA Antigo: PT020110040022
 
Registo visualizado 143 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal simples, composta por três naves de cinco tramos, capela-mor mais baixa e estreita, duas torres sineiras e duas sacristias adossadas às fachas laterais. Massas de tendência horizontalizante. Fachadas rebocadas e pintadas percorridas por embasamento e circunscritas por cunhais apilastrados. Fachada principal enquadrada pelas duas sineiras integradas na estrutura da igreja, com marcação interior, de três panos diferenciados por pilastras; pano central rasgado por portal de verga curva, ladeado por duas pilastras, sobre plintos paralelepipédicos, de faces almofadadas, que suportam entablamento sobre o qual se abre um janelão enquadrado entre o frontão interrompido, rematado por frontão definido por cornija que se eleva ao centro; panos laterais rasgados por dois janelões colocados a eixo, de verga curva e rematados por frontão interrompido; remate em cornija saliente, que lateralmente são a base do lançamento das duas torres sineiras, elevada ao centro por semi-círculo e sobrepujada por frontão de lanços com cruz pétrea no vértice ladeado por pináculos. Torres sineiras com cunhais firmados por pináculos e abertas em todas as faces por ventanas em arco de volta perfeita; remates em cornija e coberturas piramidais; torre esquerda com relógio sob a ventana. Fachadas laterais abertas ao centro por porta travessa INTERIOR de três naves com cinco tramos marcados por seis colunas toscanas de cada lado, assentes em altos plíntos, tendo dois pares embutidas nas paredes; cobertura de madeira, em falsa abóbada de berço, nas três naves, reforçada por tirantes em ferro, e em estuque na capela-mor; confrontantes, na terceira coluna, dois púlpitos assentes sobre mísulas com guarda plena em pedra, com acesso efectuado por escadas que envolvem as colunas com guardas em ferro. Coro alto ocupando o espaço intermédio formado pelas sineiras. Nave aberta por portal axial e duas travessas colocadas no tramo médio; quatro altares laterais, dois do lado do evangelho e dois da epístola e dois colaterais, colocados em arcos de volta perfeita. Arco cruzeiro de volta perfeita, sobreposto por frontão curvo e interrompido, vedado por teia, dá acesso à capela-mor com altar sobre supedâneo com retábulo de planta recta de três eixos delimitados por colunas lisas decoradas com grinaldas, assentes em plintos paralelepipédicos. Pia baptismal hemisférica, sobre balaustres, decorada de gomos. Capela-mor com acesso às sacristias.

Acessos

Avenida Manuel da Maia

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolada, rodeado por casario. Fronteiro à fachada principal, implanta-se a casa do centro paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; séc. 17 - reconstrução do templo; data da escultura do padroeiro; data da pia baptismal; 1773 - o rei D. José concedeu réditos da coroa para a reconstrução da igreja, devendo a capela-mor ser custeada pelo pároco; 1774, 02 outubro - foi lançada a primeira pedra; 1785 - inauguração e benção da nova igreja; data do retábulo principal; séc. 19 - data dos retábulos colaterais.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria em calcário de Ançã.

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona-Sul, Lisboa, 1959; O Público nº 3023 (Dezembro), Suplemento sobre Aveiro, 1998; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login