Fontanário de 1887 em Porto Moniz

IPA.00008375
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Porto Moniz, Porto Moniz
 
Arquitectura civil de equipamento, vernácula. Fonte tipo nicho, de finais do séc. 19, aberto em estrutura rectangular, delimitada por falsas pilastras e rematada em cornija e balaustrada, com vão central de arco de volta perfeita, coberta por abóbada de berço, com bica no topo, em pequeno espaldar de cantaria recortado e com taça rectangular assente em pé côncavo e convexo.
Número IPA Antigo: PT062206020001
 
Registo visualizado 31 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo relicário

Descrição

Planta rectangular com estrutura de alvenaria rebocada, de massa simples. Fachada principal virada a N. delimitada por falsas pilastras de massa pintada em azul cinza, segmentadas, lisas sobrepostas por outras estriadas, com zona inferior marcando sulcos em volta perfeita, e de topos novamente lisas; remate frontal com balaustrada beje com cornija inferior e outra superior pintada no mesmo azul cinza. Ao centro, abre-se amplo nicho de arco de volta perfeita, de falsas aduelas marcadas a branco sobre fundo azul cinza, com fecho realçado decorado por bilha, assente em falsas pilastras, ornados por elementos circulares interligados, pintados de branco. Até ao capitel do arco, as faces frontais têm marcadas sulcos horizontais e verticais imitando azulejos, pintados de branco. Sobre o arco, inscrição "C - M / 1887" em cartela, de faces com centros curvos, ladeada por elementos geométricos. Nicho com paredes interiores marcadas, até ao nível da cornija que o percorre, imitando azulejos, pintados em azul cinza, e cobertura em abóbada de berço. Na face frontal, bica de torneira inscrita em espaldar de cantaria de recorte inferior rectangular e superiormente curvo, de perfil pintado de branco, com taça rectangular de bojo curvo assente em pé quadrangular e com forma côncava e convexa; duas barras de ferro permitem apoiar o vasilhame. No tímpano caixa de água com tampa metálica. Pavimento de cantaria.

Acessos

Porto Moniz, Sítio da Vila

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 228/00, JORAM, 1.ª série, n.º 15 de 21 fevereiro 2000

Enquadramento

Urbano, integrado no muro de uma residência particular, em terreno inclinado, frente à Igreja Matriz de Porto Moniz (v. PT062206020004).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1887 - Data da sua construção, promovida pela Câmara Municipal de Porto Moniz.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e pintada, espaldar, taça e pavimento de cantaria basáltica da região, caixa d'água e suporte para vasilhame em ferro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login