Capela de São Pedro

IPA.00008327
Portugal, Ilha de Porto Santo (Madeira), Porto Santo, Porto Santo
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela de planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, com sacristia adossada à fachada lateral E.. Fachada principal terminada em empena, com portal de arco em volta perfeita encimado por friso e cornija e sobrepujado por janela. Fachadas laterais com beirais duplos de telha romana, tendo na lateral esquerda porta travessa. No interior, nave coberta de madeira, com travejamento à vista, púlpito no lado do Evangelho, retábulo-mor tardo-barroco em talha dourada e policroma e cobertura da capela-mor em falsa abóbada de madeira, com pinturas decorativas barrocas.
Número IPA Antigo: PT062207010007
 
Registo visualizado 118 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado a E. pequena sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e capela-mor e de uma na sacristia, com beirais duplos de telha romana. Fachada principal virada a S., com cunhais pintados e terminada em empena, ligeiramente truncada, rematada por cruz de Cristo em cantaria do Porto Santo; do lado direito da empena, apresenta um ferro curvo que serve de suporte ao sino, actualmente inexistente. Portal de arco em volta perfeita, assente em pilastras compósitas, encimado por friso e cornija, a que se sobrepõe uma janela moldurada, tendo inferiormente uma cartela ovalada, tudo em cantaria do Porto Santo. Fachadas laterais rematadas por beiral duplo, tendo a virada a O. porta de verga recta simples na nave e a capela-mor cega, e sendo a E. cega; a sacristia tem duas portas de verga de verga recta viradas a S., molduradas a cantaria do Porto Santo. Fachada posterior cega e terminada em empena. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco. Na nave, junto à entrada do lado da Epístola, encontra-se pia de ábua-benta em forma de concha estriada e em cantaria do Porto Santo, e no lado do Evangelho tem o púlpito quadrangular, de madeira pintada e dourada, decorada com cartela definida por enrolamentos e acantos, com baldaquino igualmente pintado, e escada de acesso em madeira polida. Arco triunfal em arco de volta perfeita assente em pilastras toscanas, que, por sua vez assentam em degrau, com os seguintes em ponta de diamante, encimado por friso e cornija. Pavimento cerâmico com corredor central lajeado e cobertura em madeira polida com travejamento à vista. Capela-mor com pavimento e supedâneo lajeado em cantaria do Porto Santo e cobertura de madeira em falsa abóbada de berço, decorada com pintura policroma representando uma glória de anjos enquadrando atributos de São Pedro ( teara papal e as chaves ). Retábulo-mor em talha dourada e policromada, de planta recta e três eixos delimitados por pilastras pintadas com elementos fitomórficos, tendo no central nicho com grande imagem do orago e nos laterais imagens sobre mísulas; o retábulo assenta sobre sotobanco, cujo frontal de altar apresenta pintura policroma e dourada imitando tecido pintado, predela simples; ático formado por frontão interrompido terminado em cornija. No lado da Epístola, junto à porta moldurada de acesso à sacristia, encontra-se uma pequena pia de água-benta de feitura muito cuidada estriada como as conchas da praia do Porto Santo, em cantaria local; a pequena sacristia ainda revela numa das paredes, vestígios de um lavabo em cantaria e um armário embutido na parede com portas almofadadas em madeira pintada, para guardar as alfaias litúrgicas.

Acessos

Porto Santo, Caminho de terra a partir da EM do Campo de Baixo

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 142/96, JORAM, 1.ª série, nº 12 de 07 fevereiro 1996

Enquadramento

Rural, edificado na encosta do Pico de Ana Ferreira, num planalto com vista sobre a praia e encosta da ilha, isolado em lugar ermo. É precedido por pequeno adro murado, com porta franca, e tendo interiormente banco corrido a S. em toda a sua largura. O adro é pavimentado com pedra de calhau rolado em linhas paralelas preenchidas com pedras da mesma cor colocadas em diagonal, apresentando na porta de entrada uma cartela contornada a pedrinha branca, com a data de 28 de Junho de 1956 e em frente à porta da capela, uma caravela com as cruzes de Cristo desenhadas nas velas. O adro possui ainda duas grandes palmeiras canarienses colocadas simetricamente em relação à fachada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção da capela; séc. 18, finais - execução do retábulo-mor e pintura decorativa da cobertura interior da capela-mor; 1955, 28 junho - data inscrita no pavimento do adro, em calhau rolado.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria rija da região, cantaria do Porto Santo, alvenaria rebocada, pedra de calhau rolado, madeira, amarrações mistas de tirantes de madeira e ferro, talha dourada e pintada, escultura em madeira estofada e policromada, vidro e telha romana.

Bibliografia

SILVA, Fernando Augusto da, Elucidário Madeirense, vol. 3, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC; R.P.; DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

IAN/TT

Intervenção Realizada

Diocese do Funchal: 1956 - Obras de restauro.

Observações

A festa do orago realiza-se no dia de São Pedro, a 29 de Junho, mantendo-se viva a tradição de fazer uma procissão com a imagem do Santo.

Autor e Data

Teresa Brazão 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login