Capela do Espírito Santo

IPA.00008312
Portugal, Ilha de Porto Santo (Madeira), Porto Santo, Porto Santo
 
Arquitectura religiosa, maneirista e oitocentista. Capela de planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, com fachada principal terminada em empena, com vãos em eixo composto por portal de arco de volta perfeita e janela emoldurada. Fachadas apilastradas coroadas por pináculos. Possui no interior coro-alto, arco triunfal em cantaria, retábulo-mor maneirista, tipo edícula e coberturas de madeira de perfil curvo, com pinturas decorativas.
Número IPA Antigo: PT062207010008
 
Registo visualizado 111 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta de nave única rectangular e capela-mor, mais baixa e estreita, com sacristia adossada a O.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas a duas águas na capela e a uma água na sacristia, com telha romana e beiral duplo. Fachada principal virada a S., terminada em empena de perfil curvo, de cornija em cantaria, pintada a cinzento, encimada por uma cruz de braços de secção quadrangular também pintada, com cunhais apilastrados sobre altos plintos, executados em cantaria rija e pintada de cinzento, sobrepostos por pináculos. Portal de arco de volta perfeita, enquadrado por moldura de cantaria encimado por friso e cornija, também de perfil curvo, sobrepujado por janela com vão de arco em volta perfeita, emoldurado a cantaria com o mesmo remate. Fachadas laterais da nave contrafortadas, a O. com um contraforte e a E. com dois, um deles formando arcobotante, tendo ainda na primeira escadaria em pedra, de acesso ao coro e ao sino, e, na segunda acesso à sacristia e uma janela de verga em arco pleno, emoldurada, na capela-mor. INTERIOR de paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhar de azulejos de tapete, de padrão recente, azul e amarelo sobre fundo branco, pavimento em tijoleira e cobertura em madeira, em falsa abóbada de berço, pintada com elementos fitomórficos e cartela central. Na nave, coro-alto de betão com balaustrada em madeira polida, com acesso por escadaria exterior e do lado da Epístola, junto ao arco triunfal, encontra-se a pia baptismal, em cantaria rija, de base hexagonal e taça esférica. Arco triunfal lavrado em cantaria do Porto Santo, sobre pilastras molduradas, com capitéis salientes, encimado por espaldar de cantaria, delimitado por pilastras e ornado com a representação simbólica do Espírito Santo, sobrepujado por coroa real, rematado por cornija de perfil curvo. Capela-mor tendo do lado do Evangelho pia de água-benta, lavrada aos gomos em cantaria do Porto Santo e supedâneo com três degraus lavrados na mesma cantaria. Retábulo-mor de planta rectangular, composto por duas colunas coríntias com o terço inferior de decoração fitomórfica e fuste canelado com decoração relevada em espiral, sobre predela com querubins em alto relevo e "ferronerries" ao gosto flamengo. No painel central, de forma rectangular, encontra-se uma tábua flamenga, com 1 x 0,50 m, representando a "Natividade", enquadrado por uma pintura decorativa com sanefa em baldaquino, pintada a vermelho. Ático composto por friso decorado por motivos fitomórficos e querubins, encimado por cornija e frontão interrompido por tondo com o símbolo do Espírito Santo, rodeado de querubins em alto relevo. Sacrário em talha dourada, tendo na porta o símbolo do pelicano, encimado por cartela com símbolo dos jesuítas. A capela-mor é iluminada no lado da Epístola por uma janela de verga em volta perfeita. Na sacristia, lavabo de cantaria, de espaldar rectangular terminado em friso e cornija, possuindo duas bicas carrancas.

Acessos

Porto Santo, EM. Campo de Baixo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, integrado em zona habitacional plana, junto à EM., precedido de adro murado com portão de ferro, tendo interiormente bancos corridos de pedra rebocados e chão empedrado a calhau rolado cinzento e branco; o logradouro é embelezado por quatro palmeiras canarienses e cedros com vários anos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Josse Van Clève (atr.). ENTALHADOR: Manuel Pereira (atr.). RESTAURADOR: Artur Silva (1951).

Cronologia

Séc. 17 - Construção da capela; 1777 - repinte da tábua flamenga, segundo testamento de D. Joana Veloza (in Livro de Receitas e Despesas da Capela do Espírito Santo - Arquivo da Câmara Municipal da ilha do Porto Santo); séc. 19 reconstrução da capela pelo Capitão Sabastião António Drumond (SILVA, Padre Fernando Augusto da, 1978); 2017, 12 outubro - inauguração da estátua alusiva ao centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, colocada no adro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Basalto, cantaria rebocada, cantaria do Porto Santo, pedra de calhau rolado cinzenta e branca, madeira, madeira pintada, talha, azulejo industrial, betão, vidro, tijoleira, beiral e telha romana.

Bibliografia

CARITA, Rui, Arte Flamenga no Porto Santo, Diário de Notícias do Funchal, 18 Setembro 1994; Padre Eduardo C. N., Ilhas de Zarco, Funchal, 1968; SILVA, Padre Fernando Augusto da, Elucidário Madeirense, vol. 1, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

DRAC; DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; DRAC

Documentação Administrativa

DRAC, Arquivo da Câmara Municipal da ilha do Porto Santo

Intervenção Realizada

1951 - restauro da tábua flamenga por Artur Silva; séc. 20, finais - obras de beneficiação e conservação; 2018 - obras de conservação exterior.

Observações

Autor e Data

Teresa Brazão 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login