Casa setecentista e Capela de Jesus, Maria, José

IPA.00008308
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Calheta
 
Casa abastada vernácula, maneirista e barroca, de planta rectangular, de dois pisos, um térreo e outro sobradado, com fachadas rebocadas e pintadas, rematadas por beiral duplo, rasgadas por janelas de peitoril ou de sacada à face com molduras simples de cantaria, integrando capela longitudinal, terminada em empena de cornija e com portal de arco de volta perfeita sobre pilastras, encimado por friso e cornija. No interior, a casa está bastante alterada, espacial e decoratiamente, e a capela apresenta-se forrada a azulejos maneiristas de padrão, com retábulo-mor barroco, de planta recta e um eixo, integrando tela pintada com a Sagrada Família no Descanço da Fuga para o Egipto.
Número IPA Antigo: PT062201020004
 
Registo visualizado 209 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, integrando ao centro capela longitudinal, rectangular, de massa simples horizontal, com cobertura homogénea a quatro águas, interrompida apenas na zona da empena da capela. Fachadas de dois pisos, rebocadas e pintadas de branco, com embasamento cinzento e rematadas em beiral duplo ou, sobre o alpendre, em cornija. Fachada principal virada a O., rasgada no segundo piso por janelas rectangulares com molduras simples de cantaria cinzenta; no eixo central, a capela termina em empena de cornija, sobrelevada em relação à casa e rematada por cruz latina de braços rectos com gravação incisa de linhas paralelas, tendo na base cartela com a data "1708A" gravada e, lateralmente, dois pináculos sobre acrotérios. Portal da capela de arco de volta perfeita moldurado, com chave realçada, sobre pilastras também molduradas, com base quadrangular decorada com elementos geométricos justapostos, encimado por friso e cornija, tudo em cantaria cinzenta da região. No topo da fachada, duas gárgulas de secção quadrangular em cantaria cinzenta da região decoradas em cada uma das faces por losango. Ao lado da empena, a N., sineira de vão de volta perfeita em cantaria e exteriormente rebocada de branco com sino de bronze. Do lado direito da casa ergue-se, perpendicular a essa, parede com portal de cantaria, de arco de volta perfeita, tendo gravada na chave a data de "1767", assente em pilastras toscanas, de base quadrangular, com escadaria também em cantaria, acedendo a terraço sobrelevado murado, pintado de rosa, com dois bancos corridos de pedra. Fachada S. rasgada no segundo piso por três janelas de sacada à face, com gradeamento de ferro; fachada E. rasgada por sete vãos sobrepostos, moldurados a cantaria da região, sendo o central do primeiro piso uma porta precedida por escada de alvenaria rebocada; a fachada N. possui uma fresta de iluminação da sacristia. INTERIOR da capela de espaço único com as paredes revestidas até ao nível da cornija por azulejos de padrão, de 2 X 2/1 azulejos, com motivo de camélia policromos, em azul, branco e amarelo, e cercadura com folhas de acanto e pérolas, com alguns mal recolocados não fazendo a cantoneira correcta, especialmente à volta do portal; sobre este, existem ainda padrões variados de estampilha. Do lado do Evangelho, abre-se porta de verga recta, com vestígios de pintura a marmoreado, ligando à nova capela e sacristia, e do lado da Epístola, vão, também de verga recta e com vestígios de marmoreado, fechado por portas com ripas de madeira pintadas de branco. Pavimento lajeado a cantaria cinzenta e cobertura em falsa abóbada de berço de "platex" sobre cornija em madeira pintada com marmoreados. Sobre supedâneo com três degraus de acesso, retábulo-mor de talha dourada e policroma, de planta recta e um eixo, formado por painel pintado representando o "Descanço na Fuga para o Egipto", envolto por quatro colunas torsas, com fuste decorado por pâmpanos, assentes em consolas, as quais são encimadas por pequeno friso de querubins e cornija e se prolongam em duas arquivoltas, unidas no sentido do raio formando o ático; o banco é composto por altar paralelepipédico, com frontal decorado imitando tecido, ladeado por dois plintos; sotobanco com quatro tetrafólios em talha relevada e dourada sobre fundo marmoreado a azul; o painel é envolto por moldura de acantos relevados e dourados sobre fundo vermelho. O primeiro piso da casa, do lado esquerdo foi transformado em capela.

Acessos

Calheta, Lombo do Doutor

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 (capela)

Enquadramento

Rural, construída no morro sobranceiro à estrada, numa zona montanhosa e muito povoada, de difícil acesso. Portal de pilares quadrangulares, pintados formando quadrados em cinzento e branco, conduz ao logradouro comum da capela e casa nobre, tanto do lado esquerdo como do direito. A capela apresenta adro pavimentado a ladrilhos recentes, vedado por muro gradeado, com acesso por portão de ferro, tendo adossado à casa, do lado esquerdo da capela, alpendre precedendo a capela nova ampliada e no oposto banco corrido, em toda a largura.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1708 - Reconstrução da capela por João de Andrade de Berenguer Neto e sua mulher D. Tomásia de França Andrade, no sítio onde havia sido instituído um morgadio pelo Dr. Pedro Berenguer de Lemilhana, seu antepassado; 30 Outubro - dotação de escritura pública; séc. 17 - data dos azulejos com padrão de camélia recolocados nos paramentos interiores; séc. 18 - execução do retábulo-mor; 1767 - data na chave do portal da casa acedendo à varanda; séc. 19 - época de feitura de alguns azulejos reaproveitados na parede fundeira; séc. 20, meados - transformação da casa e sacristia para criação de uma capela paralela, onde actualmente se realiza o culto, com pequena sacristia, coro, e saída para o adro alpendrado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em cantaria rija da região, alvenaria rebocada, madeira, cimento, amarrações mistas, retábulo de talha dourada e pintada, pintura a óleo sobre tela, revestimento de azulejos, janelas de vidro, ferro fundido e sino de bronze, cobertura interior em "platex" e exterior em telha de meia cana antiga e nova, pavimento do adro em pavimento cerâmico.

Bibliografia

SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENEZES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. 1, Funchal, 1922; BARROS, Fátima, Índices dos Processos de tomada de cantas de capelas do Juízo dos resíduos das Capelas, ARM, PRQL v 67; SIMÕES, J. M. dos Santos, Corpus da Azulejaria Portuguesa. Azulejaria Portuguesa nos Açores e na Madeira, Lisboa, 1963; MESTRE, Victor, Arquitectura Popular da Madeira, Lisboa, 2002.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Paróquia: séc. 20 - Construção de capela no interior da casa, paralelamente à antiga capela; execução do portal do adro e pavimentação deste; construção do alpendre.

Observações

O Dr. Pedro Berenguer de Lemilhana, que deu o nome ao sítio que ainda hoje se chama "Lombo do Doutor", era médico, físico, moço fidalgo e cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo da Casa Real, natural de Valença, Espanha. Teve parte considerável de terras de sesmarias na Calheta onde se estabeleceu e instituiu um morgadio que transmitiu aos seus descendentes. A eles e seus sucessores, foi passada carta de armas por alvará régio de 5 de Novembro de 1524, cuja descrição é: "campo vermelho e uma banda azul, perfilada de ouro e nela, três flores de prata, elmo de prata aberto, paquife de prata vermelho e por timbre um braço vestido de vermelho, com uma das flores de liz na mão". Morreu na Calheta e foi sepultado na Igreja Paroquial.

Autor e Data

Teresa Brazão 2002

Actualização

 
 
 
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