Casa das Fontainhas

IPA.00000082
Portugal, Braga, Vila Verde, Vila de Prado
 
Casa unifamiliar integrando quinta agrícola, de planta em L, articulando dois corpos, definindo dois pátios, um junto à fachada principal, cerrado por muro, com acesso por portal principal, rasgado em muro ameado entre cruz e enquadrado por pilastras coroadas por plintos, e outro na fachada posterior, voltado à quinta.. Fachada principal com arco de passagem e escadaria de pedra com arranques e corrimão volutado de acesso a alpendre sustentado por colunelo. Junto à casa, eira com sequeiro de granito. A fachada voltada a SE. é rematada por empena com cruz sobre acrotério, reminiscência da capela que integrava a casa.
Número IPA Antigo: PT010313420016
 
Registo visualizado 547 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Quinta de exploração agrícola murada, com acesso por portal principal rasgado em pano murário rebocado e pintado de branco, enquadrado por pilastras toscanas sobrepujadas por pináculos, remate em friso sob cornija, com cruz latina ao centro, ladeada por merlões.Portal de verga recta. Casa de planta em L, composto por dois corpos rectangulares, definindo dois pátios, um junto à fachada principal, cerrado por muro a NO. e SE., e outro na fachada posterior, voltado à quinta. Volumetria de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de três águas, e duas águas sobre alpendre da fachada posterior. Edifício de dois pisos com fachadas rebocadas e pintadas de branco, cunhais de cantaria e remate de cornija de cantaria sobre beiral, e cornija de betão nas fachadas voltadas ao pátio posterior. Fachada principal, voltada NE., com pilastras toscanas nos cunhais sobrepujados por pináculos, tendo no primeiro piso, arco de passagem, de volta inteira, ladeado, à esquerda, por duas janelas rectangulares, sendo a da extermidade uma antiga porta entaipada, e à direita, por janela rectangular. Segundo piso com duas janelas de sacada, encimadas por cornija recta, com varanda com guarda de ferro, ladeando janela de brinco e porta com alpendre, suportado por 2 colunelos, precedido por escadaria de pedra, de um só lanço recto, com arranques e corrimão volutados, cerrada por portão de ferro, junto ao patamar superior. Fachada lateral NO., voltada à rua pública, rasgada, no primeiro piso, por 3 gateiras rectangulares e, no segundo, por janela de sacada, com base de pedra assente em mísulas volutadas e guarda de ferro, e 2 janelas quadrangulares. Fachada lateral SE., em empena, com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos e cruz latina de braços trilobados sobre acrotério ao centro. Destaca-se, sobre uma varanda com gradeamento de ferro, rasgada por porta de verga recta encimada por cornija recta, sobrepujada por óculo circular. As fachadas voltadas à quinta apresentam, no primeiro piso, porta de verga recta, sob alpendre sustentado por pilares, de secção quadrangular, de granito, e janela rectangular e, no segundo piso, 3 janelas quadrangulares e janela de sacada. Interior com cozinha e salas, no primeiro piso, e sala, quartos e casas de banho, no segundo. Adossado à fachada lateral NO., loja com cobertura em telhado de duas águas e porta rasgada a O., seguida de muro rasgado por portão de ferro. A E. eira, com pavimento de laje de granito, com sequeiro de também de granito de dois pisos com cobertura em placa de betão.

Acessos

Lugar da Fontainha

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, junto a casas de habitação, com portal monumental voltado a N., para caminho público.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Existência no local de uma torre; 1700 - é proprietária da casa Domingas Pereira; séc. 18 - edificação da casa actual; 1739 - David de Siqueira, genro de Domingas Pereira, realiza obras na casa e manda edificar o portal nobre, encimado por brasão de armas da família *1; 1773 - o Dr. Bento Caetano de Sequeira, herdeiro da casa, contrata os mestres-pedreiros Francisco Gonçalves e José Correia, da freguesia de Palmeira, para a realização de obras; 1955 - era seu proprietário o Dr. Aníbal da Gama Rodrigues, médico; 1985 - o actual proprietário comprou a casa , em adiantado estado de ruína, tendo dado início ao processo de recuperação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura do casa, sequeiro, eira, muros, portal principal, escada, pináculos e cruzes, em granito; cornijas, cobertura do sequeiro de betão; loja a dossada com acrescento em tijolo; azulejos no revestimento da cozinha e casas de banho; pavimentos em pedra, tijoleira e madeira; portas, janelas e tectos, em madeira; varanda e portões em ferro; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

ABREU, Leonídio de, A Vila de Prado, Braga, 1955, pp. 79-83; História, Arte e Paisagens do Distrito de Braga - I - Concelho de Vila Verde, Junta Distrital de Braga, 1963, p. 157; PEREIRA, Ana Maria Magalhães de Sousa Pereira, A casa da Fontainha. Uma casa-torre na vila de Prado, in Mínia, Braga (no prelo).

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1985 / 1999 - Obras de recuperação da casa.

Observações

*1 - O brasão de armas da família que integrava a entrada monumental foi apeado, desconhecendo-se o seu paradeiro; segundo gravura (ABREU 1955), a fachada principal era rasgada no primeiro piso por porta de verga recta e arco e no segundo piso por quatro janelas de sacada.

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login