Portas da Cidade de Ponta Delgada

IPA.00008147
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ponta Delgada, Ponta Delgada (São Sebastião)
 
Arquitetura comemorativa, tardo-barroca. Portas da cidade seguindo as características do barroco micaelense, com o típico contraste entre o branco e os elementos estruturais e decorativos em cantaria basáltica. Apresenta estrutura de planta retangular, com duas faces simétricas, definidas por pilastras, coroadas por fogaréus, e compostas por três arcos de volta perfeita, os laterais encimados por empena interrompida por fogaréus, e o central por empena reta com cornija sobreposta por espaldar recortado, decorado de aletas, motivos fitomórficos e as armas da cidade e as reais.
Número IPA Antigo: PT072103120004
 
Registo visualizado 3459 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Arco triunfal    

Descrição

Estrutura de planta retangular e corpo com duas faces iguais, rebocadas e pintadas de branco, com os elementos estruturais e decorativos em cantaria. Apresenta embasamento, pilastras toscanas nos cunhais, rematadas em cornija, e três arcos de volta perfeita, com arquivolta assente em pilastras toscanas dispostas no intradorso e fecho sobreposto por falsa mísula. Os arcos laterais, semelhantes, são ladeados por pilastras, as exteriores coroadas por fogaréus, e são encimados por espaldar em empena, interrompida por fogaréus que se elevam ao centro, criando dois lóbulos invertidos laterais. O arco central é enquadrado por pilastra com várias ordens sobrepostas, a superior com capitel fitomórfico, e é encimado por empena reta, rematada em cornija, sobre a qual se desenvolve espaldar recortado, definido por aletas e decorado por elementos volutados e fitomórficos enquadrando as armas da cidade e as armas reais, sobrepostas por coroa. O espaldar é ladeado por pináculos sobre acrotérios. A face voltada a terra possui sob os escudos cartela com a data de 1783 inscrita.

Acessos

Ponta Delgada (São Sebastião); Praça Gonçalo Velho Cabral

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 39 175, DG, 1.ª série, n.º 77 de 17 abril 1953

Enquadramento

Urbano, isolado, impantado no Núcleo urbano da cidade de Ponta Delgada (v. PT072103120064), inserido no topo NO. de ampla praça, pavimentada a calçada à portuguesa, ornamentada com faixas e vários elementos decorativos, circundada por vias de circulação. No topo SE. da mesma praça e no enfiamento do arco central, ergue-se a Estátua do navegador Gonçalo Velho Cabral (v. PT072103120054). A SE. a Avenida Infante D. Henrique separa a praça da orla costeira. Nas imediações, ergem-se o Edifício dos Correios (v. PT072103120055) a E., a Igreja Matriz de Ponta Delgada (v. PT072103120007) a NE., os Paços do Concelho, o Edifício da Capitania e a Alfândega (v. PT072103160053) a O..

Descrição Complementar

As armas da cidade são de vermelho, com um feixe de sete setas de ouro, com os ferros apontados ao contra-chefe, atadas de prata; em chefe um açor volante, de sua cor, com um escudete das quinas de Portugal nas garras. As armas representadas nas portas da cidade não possuem o açor volante em chefe. As armas reais são [de prata], com cinco escudetes [de azul] postos em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes em cruz [de prata] e bordadura [de vermelho] carregada de sete castelos [de oiro].

Utilização Inicial

Comemorativa: arco triunfal

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: regional

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1783 - data inscrita na face voltada a terra assinalando a sua construção, inicialmente junto à água, formando um verdadeiro pórtico aberto nos muros da cidade, nas imediações da Igreja Matriz e da alfândega e respectivos armazéns; 1948 - apeamento das portas, com o início das obras de abertura da Avenida Infante D. Henrique ou avenida marginal; 1952 - recolocação das portas da cidade no centro da Praça de Gonçalo Velho, sensivelmente deslocadas do local primitivo; 14 julho - despacho ministerial homologando a classificação das portas da cidade.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada; cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos, fogaréus, falsas mísulas, arquivolas, pilastras e elementos decorativos em cantaria basáltica.

Bibliografia

DIAS, Pedro, Arte de Portugal no Mundo - Açores, Lisboa, Público - Comunicação Social S.A., 2008; FERNANDES, José Manuel, História Ilustrada da Arquitectura dos Açores, Angra do Heroísmo, Instituto Açoreano de Cultura, 2008; MONTEREY, Guido de, Santa Maria e São Miguel (Açores): as duas ilhas do oriente, Porto, edição do autor, 1981; http://pt.wikipedia.org/wiki/Portas_da_Cidade_de_Ponta_Delgada, março 2012; http://www.lifecooler.com, março 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH, DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login