Capela de Nossa Senhora da Boa Morte

IPA.00008070
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Ponta do Pargo
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela muito adulterada, aproveitando a planimetria primitiva, de planta longitudinal simples, com coro-alto, precedida por alpendre aberto, sacristia adossada ao alçado lateral direito. Fachada principal em eixo, constituído por portal de volta perfeita, janela e remate em empena de cornija. Campanário na fachada principal, com acesso por escadas adossadas ao alçado lateral direito, numa solução semelhante à Capela de São Lourenço, na Calheta (v. PT062201040014). Retábulo de feição maneirista ladeado por mísulas e cobertura de madeira em masseira. Púlpito no lado do Evangelho.
Número IPA Antigo: PT062201070005
 
Registo visualizado 179 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por alpendre, nave, pequeno corpo posterior e sacristia quadrangular adossada a S.. Volumes articulados e cobertura em telhado de duas águas em telha de aba e canudo e em terraço no anexo. Fachadas com embasamento, cunhais, cornijas das empenas e molduras dos vãos pintados a cinzento. A fachada principal orientada a O. com alpendre aberto rematado em empena, com arco abatido axial e arcadas geminadas laterais, possuindo tecto em masseira. A capela é rasgada por janela com bandeira superior em arco de volta perfeita e é rematada por empena de cornija coroada com cruz em cantaria de basalto. Portal de arco de volta perfeita em cantaria de basalto, de base e capitel simples sobre dois pequenos degraus. Junto à porta, à esquerda, situa-se pequena caixa de esmolas encastrada na parede. Fachada virada a N. desprovida de qualquer elemento arquitectónico digno de menção. A fachada posterior apresenta lanço de escada com corrimão sustentado por uma balaustrada de cimento, dando acesso a pequeno salão. Na fachada a S., campanário rectangular, rematado em empena com cruz em cantaria de basalto, e sacristia, com janela quadrada gradeada, encimada por relógio circular emoldurado em cantaria de basalto; na nave rasga-se janela com bandeira superior em arco de volta perfeita e porta de arco de volta perfeita que conduz ao coro-alto, acedida por escada de dois lanços que acede também ao campanário. INTERIOR de espaço único percorrido por lambril de azulejos modernos, de padrão, pavimento de cantaria de basalto e tecto em masseira de madeira pintado com querubins e motivos arabescos. Coro-alto sobre laje de betão e balaustrada de madeira, interligado a porta, colocada superiormente, por lanço de escada limitada por corrimão com balaustrada em madeira. No lado esquerdo do portal, pequena pia de água benta em cantaria de basalto e no lado do Evangelho, púlpito poligonal, em madeira pintada em castanho. Sobre o supedâneo, acedido por três degraus, altar de caixa seguido de retábulo de frontão curvo encimado por quadro com pintura de Nossa Senhora da Boa Morte, enquadrado por dossel pintado na parede. Ainda sobre o supedâneo encontra-se altar de mesa. No lado da Epístola, vão de ligação à sacristia com pia de água benta à sua direita.

Acessos

Ponta do Pargo, Sítio do Cabo, EM do Sítio do Cabo

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, meia encosta, com extenso adro murado, de piso em calhau rolado e possuindo interiormente bancos corridos. A S. largo da EM do Sítio do Cabo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1666, 22 Junho - Alvará passado pelo Deão Dr. Pedro Moreira a Custódio Nunes da Costa que tinha feito uma ermida da invocação de Nossa Senhora da Boa Morte para se levantar altar e celebrar os ofícios divinos; séc. 20 - grandes remodelações exteriores e interiores: construção do alpendre; feitura do coro-alto; colocação do lambril de azulejos; pinturas interiores.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria de basalto, madeira, alvenaria de pedra, blocos de betão, azulejo, vidro, ferro, telhas de aba e canudo.

Bibliografia

CASTRO, António Manuel de, BRAZÃO, Maria Elisa de França, Calheta - Roteiro Turístico Cultural, Funchal, 1993; SILVA, Padre Augusto da, MENEZES, Carlos Azevedo, Elucidário Madeirense, II vol., Funchal, 1922.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Proprietário: 1954 - reconstrução total da capela; 1999 - colocação de cantaria no pavimento, dos azulejos nas paredes, das diversas balaustradas, pinturas gerais, novo telhado, pavimentação do adro em calhau rolante.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login