Capela de Nossa Senhora do Livramento

IPA.00008061
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Estreito da Calheta
 
Arquitectura religiosa, neomaneirista e neoclássica. Capela neomaneirista de planta rectangular simples, com fachada principal em empena, portal de arco pleno com lintel encimado por óculo, tendo no interior retábulo neoclássico.
Número IPA Antigo: PT062201030009
 
Registo visualizado 165 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples com cobertura em telhado de duas águas com beirais duplos nos alçados laterais. Fachada principal virada a E. e rematado em empena de cornija saliente, encimada por uma cruz de trevo em cantaria de basalto sobre pequeno soco datado de 1858. Portal de cantaria de basalto, de arco de volta perfeita e lintel de balanço, sobre pilastras com capitéis e astrágalo assentes em bases médias e degrau saliente. Encima-o óculo circular fechado com vidro fusco. Fachadas laterais tendo sobre a cornija, junto ao frontispício, sineira de arco de volta perfeita já sem o respectivo sino. Na fachada S., pequena janela rectangular e na N. uma porta, assente em dois degraus, dando acesso à zona do altar, ambas emolduradas a cantaria de basalto. Fachada principal e laterais com embasamento, cunhais, óculo, empena e sineiras pintadas a azul. INTERIOR de espaço único com cobertura em cimento, de abóbada de berço quebrado. Pavimento em tijoleira vermelha interrompido por dois degraus de pedra de basalto e supedâneo em soalho de madeira de carvalho. Do lado da Epístola, junto à porta principal, pia de água benta em pedra de basalto em forma de concha, estriada verticalmente por sulcos. Sobre os degraus foi colocado recentemente um altar de mesa em madeira. Ao fundo, altar principal, de "sepulcrum" , com "pedra d´ara", seguido de retábulo côncavo com nicho central pouco profundo, pintado de azul celeste rematado a moldura dourada, ladeado de outros menores e intercalados por colunas, de base talhada com elementos de brutesco, fuste pintado a marmoreado e capitéis lotiformes a folha de ouro.

Acessos

Estreito da Calheta, Lombo dos Reis abaixo; EM do Lombo dos Reis

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolado, meia encosta. Ergue-se num adro cimentado rodeado por muros com abertura a E., flanqueado a N. e E. pela EM do Lombo dos Reis, a O. por residência particular e a S. pelas ruínas da antiga residência de D. Inácia Bettencourt Perestrelo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1858 - mandada construir por D. Inácia Bettencourt Perestrelo; 11 Setembro - escritura de dotação; 1859 - data do retábulo; 1860, 17 Abril - efectuada a vistoria canónica; 1986 - remodelação da área envolvente e reconstrução da capela; 1997, Julho - colocação de um altar de mesa; pintura do retábulo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, cantaria de basalto, madeira de carvalho e outras, vidro, ferro, telha de aba e canudo.

Bibliografia

CASTRO, António Manuel de, BRAZÃO, Maria Elisa de França, Calheta - Roteiro Turístico Cultural, Funchal, 1993; SILVA, Padre Augusto da, MENEZES, Carlos Azevedo, Elucidário Madeirense, vol. 2, Funchal, 1922.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1986 - Reconstrução total da capela bem como da sua área envolvente; 1997 - Colocação de um altar de mesa, pintura do altar e do retábulo.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login