Casa da Quinta da Estrela

IPA.00008060
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Calheta
 
Casa de arquitectura popular, integrando quinta, de planta rectangular irregular e fachadas de dois ou um piso, adaptado ao desnível do terreno, percorridas por beiral duplo e com vãos de moldura recta muito simples.
Número IPA Antigo: PT062201020027
 
Registo visualizado 170 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Casa rural de planta rectangular irregular em L, massa horizontalista com cobertura de telhado a quatro águas, de telha de aba e canudo sobre beiral duplo. Fachadas rebocadas e pintadas a rosa velho. Fachada principal virada a S. de dois pisos, tendo no primeiro três portas e uma janela com molduras simples de cantaria de basalto; ao longo e a meia altura da fachada e a intervalos regulares encontram-se quatro cachorros. No segundo piso rasgam-se três janelas rectangulares com moldura simples em basalto. Fachada posterior de um só piso virado a N. e com corpo semicircular saliente, de cobertura em plano inclinado encimado por chaminé, correspondente ao forno. A O. deste, porta emoldurada a cantaria de basalto e acrescento recente respeitante à casa de banho com cobertura em terraço. Fachada O. de dois pisos, com um corpo do edifício recuado e acesso ao piso superior por escada em lajes de basalto; no corpo mais saliente e nível do segundo piso, janela emoldurada a cantaria de basalto e a meia altura dois cachorros. Fachada E. tendo no piso térreo duas pequenas janelas quadradas gradeadas a ferro, emolduradas a cantaria de basalto e no superior outras duas de diferentes dimensões. No INTERIOR, o primeiro piso tem quatro quartos, com comunicação entre si, de pavimento em cimento e tecto em madeira. O quarto mais recuado tem o pavimento rebaixado e um pequeno lagar de vara. O piso superior tem soalho de madeira e cobertura em forro de madeira escurecida artificialmente, deixando à vista o vigamento. A ligação entre os pisos faz-se através de um alçapão, de momento desactivado, situado na cozinha e que dá acesso à sala do lagar. No piso inferior as paredes são de alvenaria de pedra à vista, enquanto no superior são providas de reboco.

Acessos

Calheta, Sítio da Estrela, ER. 101, entre o Sítio da Estrela e a Vila da Calheta

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 967/96, JORAM, 1.ª série, n.º 87 de 09 agosto 1996

Enquadramento

Rural, meia encosta à cota de 225 m., tendo a NE. muro que faz fronteira à ER. 101, a N. o Lar de Dia da Santa Casa de Misericórdia da Calheta e a S. os vestígios da antiga capela de Nossa Senhora da Estrela, mandada edificar por João Gonçalves Zarco; a E. há um declive descendente de terreno com orientação N. - S.. O pavimento ao redor do edifício é em blocos de paralelepípedos de basalto.

Descrição Complementar

Num dos quartos do piso inferior encontram-se vestígios da antiga Capela de Nossa Senhora da Estrela, nomeadamente duas pias de água benta em cantaria com magnífico talhe manuelino e restos de uma lápide tumular que se encontra por identificar.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Provável época de construção do núcleo mais antigo; 1934 - abertura a E. de uma passagem no exterior para acesso à ER. 101; 1951, 12 Fev. - mediante diploma legal, o imóvel passa da posse de D. Clara Delfina Bettencourt Pimenta para a Fábrica da Igreja Paroquial da Calheta; 1975 - cedência de dois quartos situados no piso inferior à Cooperativa dos Camponeses Unidos da Calheta; 1993 - a Cooperativa devolve a chave dos citados quartos; 1994 - construção da casa de banho.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria, cantaria, madeira ( de pinho e outras ), cimento, cola, cal, caleiras e acessórios em PVC, folhas "ondline" vermelho, vidro, ferro, brita lavada, telha de aba e canudo.

Bibliografia

CASTRO, António Manuel de, BRAZÃO, Maria Elisa de França, Calheta, roteiro turístico cultural, Funchal, 1993; SOUSA, Francisco Clode de, A Imagem de Nossa Senhora da Estrela, Diário de Notícias, ano 117º, nº 48608, 27 Julho 1993.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Diocese do Funchal: 1994 - Construção da casa de banho anexada ao edifício a N.; 1997 - obras de melhoramento: substituição da argamassa de reboco; substituição de toda a cobertura exterior e interior, do pavimento de soalho, de janelas e de algumas portas.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login