Capela de Nossa Senhora da Vida

IPA.00008056
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Arco da Calheta
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Pequena capela de planta longitudinal simples, com sacristia adossada ao lado direito e fachada principal em empena, portal de arco pleno moldurado com friso e cornija. Alçados com cunhais e remates simples, com porta travessa no alçado lateral esquerdo. Cobertura de madeira, em masseira e retábulo-mor de talha dourada maneirista, do tipo nicho.
Número IPA Antigo: PT062201010021
 
Registo visualizado 169 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Pequena capela de planta rectangular simples com coincidência entre exterior e interior. Massa simples com disposição horizontal e cobertura em telhado de duas águas com beirais duplos nos alçados laterais dispondo de telha de aba e canudo. Fachada principal virada a SO. rematada em empena encimada por cruz esculpida em pedra de basalto com base datada de 1817. Portal de cantaria de basalto de arco de volta perfeita sobre pilastras molduradas com capitéis e astrágalo assentes em bases esculpidas com motivos geométricos e seguintes salientes, encimado por friso e cornija. A um nível inferior do portal, existem seis pequenos respiradouros de ligação ao entresoalho; do lado direito do mesmo, pequena pia de água benta circular em pedra de basalto pintada de cinza. Fachada lateral virada a SE. e a posterior desprovidas de qualquer elemento arquitectónico. Na lateral virada a NO. destaca-se uma saliência na parede sem papel estrutural mas utilizada espacialmente no interior, e ainda uma porta de verga simples acedendo à zona do altar. INTERIOR de espaço único com tecto em masseira de madeira de pinho e com sancas proeminentes nas paredes laterais. No lado do Evangelho, nicho a meia altura, de arco pleno arquitravado sobre pilastras molduradas, em cantaria pintada a ouro, prolongando-se até ao chão através de painel de madeira pintado em azul, constituindo um local de culto à Virgem. Segue-se porta em cantaria de verga simples. No lado oposto destaca-se pequeno nicho de arco duplo. Sobre supedâneo com lajes de pedra de basalto, retábulo-mor idêntico ao do lado do Evangelho com tela figurando a "Sagrada Família" e altar de caixa em madeira adossado ao nicho e provido de "sepulcrum". Ladeiam o retábulo duas mísulas com imagens. Pavimento da capela em soalho.

Acessos

Arco da Calheta, Sítio da Fajã do Mar, EM de ligação entre a ER 101 e o Sítio da Fajã do Mar, percorrendo a pé vereda com cerca de 100 metros até chegar à capela.

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 1170/97, JORAM, 1.ª série, n.º 85 de 18 agosto 1997

Enquadramento

Rural, implanta-se numa pequena arriba a cerca de 26 metros de altitude, virada ao mar e possuindo a E. 2 casas de habitação. Entrada principal a SO. através de pequeno adro murado a SO., rebaixado em relação ao nível da capela. Acesso por 3 degraus semicirculares ladeados por flores.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: Regional

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1663, 26 Outubro - Alvará passado pelo Deão Dr. Pedro Moreira, a D. Sara Teixeira para levantar altar, dizer missa e celebrar os ofícios divinos; Séc. 19, 2ª metade - reedificação da capela; 1986 - Reconstrução da capela; 1997, 17 Julho; doação da capela pelo Doutor Adérito Gomes Ferreira e sua esposa Dona Adriana Maria Teixeira Pestana Gomes à Região Autónoma da Madeira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra de basalto, argamassa, betão, alvenaria, madeira, telha de aba e canudo.

Bibliografia

CASTRO, Padre Carlos Jorge de Faria e, Homens do Mar, 1963; SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENESES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. II, Funchal, 1998.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

RFC; DRAC

Intervenção Realizada

Proprietário: 1986 - Construção do muro de vedação a S.; elevação do adro à cota; massame nos arredores da capela; emboçamento do adro; pintura total; laje do pavimento interior; substituição das portas e da cobertura exterior e interior.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login