Capela de Santo António dos Milagres

IPA.00008041
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Calheta
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples, com fachada terminada em empena, rasgada por portal de volta perfeita, e alpendre de construção posterior. Sineira surge no lado esquerdo da empena. Janelas rasgam-se no alçado lateral direito, surgindo, no oposto, porta travessa e sacristia adossada. No interior, retábulo de madeira com pinturas maneiristas. Cobertura em masseira.
Número IPA Antigo: PT062201020011
 
Registo visualizado 191 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta de uma só nave rectangular e alpendre também rectangular, tendo adossada a NE. sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de meia cana a duas águas na nave e de três águas no alpendre. Frontispício orientado a O., com alpendre aberto assente sobre largos pilares de alvenaria rebocada e colunas de cimento facetadas, com capitel dórico, sobre muro. Frontal e lateralmente, os pilares são decorados por faixa rectangular estreita encimada por triângulo pintado. Tecto de madeira formando masseira. Capela terminada em empena de cornija de cantaria rematada por cruz de Cristo, possuindo integrado a NO. uma sineira, também de cantaria regional. Portal de arco quebrado biselado, pintado a vermelho, encimado por cruz de Cristo com inscrição e possuindo no lado da Epístola uma pia de água benta decorada superiormente com ziguezagues. Na fachada lateral N. porta de acesso à zona do altar-mor e na lateral S. uma janela rectangular; a NE. existe uma entrada para a sacristia. INTERIOR simples, com pavimento de madeira e tecto de masseira. Retábulo-mor de madeira, com arco pleno central, sobre pilastras, com moldura interior de talha, espaldar lateral superiormente recortado, tudo decorado com motivos vegetalistas.

Acessos

Calheta, Lombo do Salão

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolada, numa encosta rodeada de vegetação perante uma levada a O., protegida por muros, sendo a entrada orientada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1622 - data na cruz de Cristo sobre o portal, assinalando provável construção da capela; posteriormente - construção do alpendre; 1921 - pertencia a Juvenal R. Vasconcelos (SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENEZES, Carlos Azevedo, 1969).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria regional, madeira, pavimento e colunas de cimento no alpendre e de madeira na capela, cobertura de telha de meia cana.

Bibliografia

SARMENTO, Tenente Coronel Alberto Artur, Freguesias da Madeira, Funchal, 1953; SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENESES, Carlos Azevedo, Elucidário Madeirense, vol. 1, 1969.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Observações

No retábulo-mor existia uma tela e imagem de Santo António que foi roubada.

Autor e Data

Sofia Santos 1999

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login