Capela de São Lourenço

IPA.00008037
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Fajã da Ovelha
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples, com a fachada principal em empena de ângulo acentuado, com portal de arco pleno e campanário com acesso por escadaria adossada ao alçado lateral direito, numa solução semelhante à adoptada na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, na Calheta (v. PT062201070005). Iluminação feita por fresta no alçado lateral esquerdo, junto à zona do altar-mor, e porta travessa no lado direito. Retábulo de talha dourada nacional e cobertura de madeira em dois panos, solução não muito comum na região.
Número IPA Antigo: PT062201040014
 
Registo visualizado 1036 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples com sacristia rectangular adossada a SE. e coincidência entre exterior e interior. De massa simples com disposição na horizontal, é dotada de cobertura exterior em telhado de duas águas no corpo principal e de uma água na sacristia, tudo em telha de aba e canudo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento, cunhais e empenas a rosa. Frontispício virado a SO. rematado em empena, tendo no vértice cruz de Cristo em cantaria com base datada de 1648. Apresenta portal em cantaria de arco de volta perfeita encimado por cornija saliente. À sua direita existe uma pequena pia de água benta em cantaria decorada por com torsal e cruz de cristo. No mesmo plano do frontispício, à sua direita, ergue-se campanário de planta rectangular e uma sineira com cobertura em telhado; tem acesso por escada de tiro em cantaria, com parapeito, desenvolvida na fachada virada a SE. Nesta fachada a sacristia possui janela de vão emoldurado a cantaria e gradeada a ferro, e porta de verga recta também emoldurada a cantaria virada para SO.. Na fachada virada a NO. destaca-se apenas uma pequena fresta emoldurada a cantaria. INTERIOR de espaço único com pavimento em lajes de basalto e no supedâneo em tijoleira vermelha. A iluminação efectua-se através de pequena fresta localizada no lado do Evangelho. Do lado da Epístola rasga-se porta de acesso à sacristia. Sobre o altar localiza-se um retábulo em talha dourada e policromada que enquadra óleo sobre tela figurando São Lourenço. A cobertura interna de duas águas faz-se em cimento com forro em madeira.

Acessos

Fajã da Ovelha, Lombada de São Lourenço, EM de São Lourenço, Fajã da Ovelha

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, meia-encosta, flanqueado a NO. e a NE. pela EM de São Lourenço. É limitado por extenso adro calcetado com pedra de calhau, rolado, murado e com portões a SE. e a NO. Integra-se no primitivo núcleo residencial do Lombo de São Lourenço.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

RESTAURADOR: Jorge Andrade (1998).

Cronologia

Séc. 16 - era sede de uma capelania, que depois se transformou em paróquia; deixa de ser igreja paroquial aquando da construção do novo templo de São João da Fajã da Ovelha, que já existia em 1587; séc. 17, finais - feitura do retábulo; séc. 20 - grandes modificações.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria de basalto, tijoleira, madeira, argamassa, blocos de betão, ferro, vidro, telha de aba e canudo.

Bibliografia

CASTRO, António Manuel de, BRAZÃO, Maria Elisa de França, Calheta - Roteiro Turístico Cultural, Funchal, 1993; Fajã de Ovelha - Muito Património à espera do reconhecimento, Diário, Funchal, p. 9, 4 Agosto 1996; Igreja e Capelas em recuperação, Jornal da Madeira, Funchal, p. 27, 28 Janeiro 1998; SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENESES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. II, Funchal, 1941.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

FIPFO e paroquianos: 1980 - reconstrução e consolidação das paredes de alvenaria; pinturas gerais; calcetamento do adro; recuperação das coberturas; recuperação do retábulo; recuperação do pavimento interior; 1998 - restauro do retábulo da capela pelo mestre Jorge Andrade.

Observações

O sino da capela foi retirado de um barco naufragado chamado "Varona".

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login