Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

IPA.00008035
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Calheta
 
Arquitectura religiosa, vernacular. Capela de planta longitudinal simples e frontispício terminado em empena com galilé descaracterizante sobre o portal e com corpo adossado de feição popular, ostentando fenestração no alçado lateral esquerdo. Cobertura em masseira e no topo um simples altar, encimado por tela pintada.
Número IPA Antigo: PT062201020006
 
Registo visualizado 210 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave precedida por alpendre, rectangulares, e com anexo também adossado a O. Disposição de massas horizontais, tendo a capela e galilé cobertura em telhado de duas águas, com telha de aba e canudo, e o anexo de telhado a quatro águas com telha marselha. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com elementos de cantaria pintados a cinzento. Frontispício virado a SO., terminado em empena rematada por cruz de Cristo com data de "1683" na base. Portal em cantaria de basalto com entablamento, tendo à sua direita uma pia de água benta em cantaria decorada superiormente por torsal. Alpendre com estrutura de betão assente em quatro colunas de cimento também terminada em empena. À esquerda da capela desenvolve-se a fachada do anexo, de dois pisos, tendo no primeiro porta emoldurada a cantaria e no segundo janela rectangular; termina em empena de lanços com sineira de arco pleno encimada por data de 1906. A fachada virada a O. apresenta porta com moldura em cantaria de acesso ao armazém, no segundo piso e na virada a E. destaca-se apenas pequeno vão de janela. O INTERIOR da capela é de espaço único, com pavimento em mosaico de padrão geométrico e em madeira no supedâneo. Tecto de masseira, com um tirante de ferro. Altar com frontal pintado imitando tecido encimado por pintura a óleo retratando Nossa Senhora do Bom Sucesso. Do lado do Evangelho rasga-se um vão de janela seguido de pequeno nicho, e no lado contrário, uma porta de acesso à sacristia. Esta, possui pavimento em azulejo castanho e tecto plano. O piso superior funciona como armazém e o seu acesso é feito unicamente pelo exterior. Tem pavimento em soalho de madeira e tecto com vigamento à vista. A iluminação deste espaço fez-se através de um vão de janela orientado para SO..

Acessos

Calheta, Sítio do Lombo da Estrela

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, meia-encosta, num extenso adro murado calcetado com pedra de calhau rolado, tendo a O. a EM da Estrela, a S. vereda e a E. campos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1683, 6 Dezembro - Alvará do Dr. António V. de Sampaio, arcediago da Sé do Funchal, passado a Lourenço da Costa Jardim que tinha feito uma ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso para nela se celebrar missa e os ofícios divinos; séc. 20 - feitura do alpendre e outras reformas; 1906 - data na empena do anexo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de basalto; blocos de betão; argamassa; mosaico; madeira; ferro; vidro; telha de aba e canudo e telha marselhesa.

Bibliografia

SILVA, Padre Fernando Augusto de, MENESES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. II, Funchal, 1941.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

FIPC: 1906 - Construção do anexo com e do alpendre, colocação do altar; 1990 - colocação de soalho no armazém; 1996 - colocação de telha; 1997 - colocação de madeira no supedâneo e de mosaicos na capela e sacristia; 1999 - pinturas gerais.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login