Capela de São João Baptista

IPA.00008033
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Ponta do Sol
 
Arquitectura religiosa, revivalista. Pequena capela rural, reformulada possivelmente no séc. 20, mantendo a planimetria primitiva, de planta longitudinal simples, com sacristia adossada ao alçado lateral esquerdo e fachada com portal de volta perfeita, ladeado por janelas e remate em empena, precedida por alpendre. Porta travessa no alçado lateral direito. Retábulo-mor em revivalismo neoclássico, ladeado por mísulas e cobertura de madeira.
Número IPA Antigo: PT062205030007
 
Registo visualizado 130 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, de uma só nave precedida de alpendre, com sacristia adossada a S. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas e telhados a duas águas na capela e sacristia e a três no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas a branco com embasamento, a cimento. Frontispício virado a E., com alpendre sobre pilares quadrangulares que assentam em muro, aberto frontalmente por vão e portão de ferro; telhado assente em estrutura de madeira à vista. Capela terminada em empena, encimada por Cruz de Cristo em cantaria. Portal de cantaria em arco de volta perfeita, ladeado por duas janelas de verga recta dispostas simetricamente e pia de água-benta em forma de cálice; encima-o painel de azulejos representando São João Baptista. Sacristia terminada em empena. No INTERIOR, tecto em madeira pintada, pavimento em madeira e supedâneo de um degrau; retábulo-mor em talha pintada em bege, rosa e dourado com frontal de altar pintado com motivos geométricos; predela pintada, tendo ao centro o sacrário, onde assentam duas colunas, rematadas por frontão curvo, ladeando pintura a óleo de invocação ao orago, e mísulas, encimadas por baldaquinos, com duas imagens.

Acessos

Ponta do Sol, Sítio de São João; Lombo de São João

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Peri-urbana, isolada. Ergue-se a meia encosta do Lombo de São João, sobranceira à freguesia da Ponta do Sol, implantada num espaço rodeado de casas e terrenos agrícolas, junto à Quinta de São João, e com um amplo adro cimentado, percorrido por banco também revestido a cimento.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção da capela que em tempos pertenceu ao Visconde de São João; Séc. 19 / 20 - grandes modificações.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra da região, madeira, telha marselha, beiral simples, ferro.

Bibliografia

RIBEIRO, João Adriano, Subsídios para a História do Concelho, Ponta do Sol, 1993; SILVA, Fernando Augusto da, São João Baptista (capela de ), in Elucidário Madeirense, vol. III, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login