Capela do Corpo Santo / Ermida do Corpo Santo

IPA.00008024
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela de nave única e capela-mor de planta rectangular, antecedida por galilé apoiada em dois pilares quadrangulares e seis colunas de fuste liso. Apresenta na nave, uma redoma de vidro com a legenda "Nossa Senhora da Conceição", protegendo a maquete de um barco, espécie de ex-voto, que segundo a lenda é réplica daquele em que viajavam os mesmos marinheiros em perigo, que como testemunho de agradecimento construíram a capela.
Número IPA Antigo: PT011308050039
 
Registo visualizado 146 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular composta, de nave única e capela-mor, antecedida por alpendre aberto, elevado e apoiado em dois pilares quadrangulares nos cunhais e colunas de fuste liso com capitéis simples, sobre murete. Sacristia de planta rectangular adossada a N. da capela-mor. Volumes articulados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados, de duas águas na nave e capela-mor e de três no alpendre e sacristia. A fachada principal, a S., em empena, antecedida por galilé, apresenta um portal de arco pleno nervurado, ladeado por pilastras rematadas por jarrões adossados. Superiormente placa de mármore com inscrição. Ao centro a sobrepujar o alpendre, um nicho envidraçado, com a imagem da Virgem. A fachada posterior é cega e as laterais apresentam uma janela no corpo da nave e uma na capela-mor na fachada O.. Nesta parede a interromper o beiral eleva-se uma pequena sineira de desenho ondulado, de arco pleno e sem sino. A voltada a N. apresenta um portal lateral de arco pleno e esquinas facetadas. No INTERIOR, nave de tecto de secção poligonal forrado a madeira envernizada, coro-alto com guarda de madeira e acesso pelo interior. Sobre o coro, ao eixo abre-se uma clarabóia. O arco cruzeiro é pleno e apresenta-se ladeado por dois enormes anjos tocheiros, barrocos e policromados sobre mísulas. Na parede do lado do Evangelho destaca-se um púlpito sobre mísula de granito, com escadaria saliente e guarda de madeira marmoreada. Do lado da Epístola, sobre supedâneo de tijoleira, numa redoma de vidro legendada "Nossa Senhora da Conceição", integra a maquete de um barco *2. Na capela-mor, retábulo-mor pintado e dourado com três nichos de fundo azul separados por colunas salomónicas, decoradas com meninos, cachos de uvas e aves. Sobre a arquitrave ao centro uma pintura sobre madeira emoldurada, representa uma cena do presépio. A sacristia, espaço alongado, com tecto em madeira pintado, apresenta um enorme arcaz e um lavabo de parede em granito, com duas caras salientes. Sobre o arcaz dois pequenos anjos tocheiros barrocos.

Acessos

Rua do Corpo Santo, Viela do Corpo Santo, Travessa do Corpo Santo, Rua dos Heróis de África, Rua de Dr. José Domingues d´Oliveira

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se sobre adro elevado, murado, no cimo de um pequeno morro arborizado, que se desenvolve junto à R. do Corpo Santo. O adro é envolvido a O. por jardim, onde se implanta quase no alinhamento do portal principal da capela um monumento de homenagem ao Dr. José Domingues d´Oliveira *1. Acesso ao adro por ampla escadaria em cantaria. Na parte posterior da Capela eleva-se um enorme depósito circular em betão dos anos 40.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Sobre o portal principal, gravada em placa de mármore, "ERMIDA DO CORPO SANTO. LEÇA DA PALMEIRA. 1557-1943"; na parede onde se localiza a porta de acesso do exterior à sacristia lápide em mármore alusiva a obras realizadas na mudança de século: "Foi reformada esta Capella e Adro em 1900 a expensas do benemérito irmão José Rodrigues D´Oliveira. A meza reconhecida mandou colocar esta lápide em 22.4.1900".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Funerária: capela mortuária

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1557 - Provável construção de uma pequena ermida, pelos marinheiros da nau "Senhora da Conceição", em cumprimento de um voto, que quando perdidos numa tempestade invocaram o Corpo Santo; 1744 - provável construção da capela, sobre a anterior ermida; 1900 - reforma da capela e adro pelo benemérito José Rodrigues d´Oliveira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito aparente no exterior e rebocadas pelo lado interior, com acabamento a areado fino; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; tectos em madeira envernizados; revestimento de pavimentos em soalho de madeira no coro alto; revestimento de pavimentos a tijoleira na nave; revestimento de pavimentos a lajeado de granito na capela- mor, sacristia e galilé; revestimento de pavimentos a calçada à portuguesa no adro;caixilharias em madeira pintada; grades em ferro pintado.

Bibliografia

LIMA, Augusto César Pires de, Fogos de Santelmo, Lisboa, 1943;FELGUEIRAS, Guilherme, Monografia de Matosinhos, 1955; PACHECO, Helder, Grande Porto, Lisboa, 1986; DIAS, Maria Piedade, SOUSA, Dulce Fonseca, Inventário do Património Arquitectónico Religioso do Concelho de Matosinhos, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Intervenção Realizada

Paróquia de Leça da Palmeira: 1990 - Remoção do soalho da nave e colocação de tijoleira; execução de um sanitário nas traseiras da sacristia; nova localização da miniatura da nau; 2001 - execução de nova instalação eléctrica, pinturas interiores e novo revestimento do pavimento do coro *4.

Observações

Sabe-se que a capela exteriormente era em granito aparente, caiado. O adro já foi em terra batida. No entanto o anterior pároco, que mandou lajear o adro em calçada à portuguesa, mandou também retirar o acabamento a cal. Dizem que neste local da Ermida terá existido o primeiro farol da costa portuguesa; *1 - cujo busto é da autoria de Teixeira Lopes e o arranjo urbanístico de Marques da Silva; *2 - associada à lenda da capela, os marinheiros em perigo além de construirem a capela como agradecimento ofereceram uma nau igual aquela em que viajavam.

Autor e Data

Isabel Sereno 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login