Casa da Maínha / Antigo Prazo do Convento de Tibães

IPA.00000796
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Merelim (São Paio), Panoias e Parada de Tibães
 
Casa de construção seiscentista, em estilo maneirista, de planta rectangular. Na fachada E. da casa existe uma antiga parede com os poleiros e buracos de um curioso pombal do séc. 18 e, no interior, o oratório em madeira, de gaveto, que ocupa todo o pé direito da casa.
Número IPA Antigo: PT010303320072
 
Registo visualizado 676 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular sem embasamento proeminente, volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachada principal virada a N., com pilastras nos cunhais, apresentando porta central de verga recta precedida por escadaria, de um só lanço e decorada por robustas volutas no início, ladeada por duas janelas de guilhotina, dois óculos; o remate realiza-se por uma cornija simples e o telhado é rematado com dois pináculos no alinhamento das pilastras. A fachada S. apresenta uma escadaria de dois lanços em granito que dá acesso a um alpendre com uma varanda de inverno, envidraçada. A fachada E., com cinco janelas e cinco portas possui um alpendre sustentado por uma grande coluna em pedra, de forma hexagonal e uma pequena varanda quadrada com rótulos de madeira, que dá acesso a uma escadaria de pedra trabalhada. Nesta fachada situa-se também o pombal com umas cinco dezenas de aberturas feitas na parede e providas de poleiro individual de madeira. A fachada O. possui duas sacadas de pedra com varanda em ferro forjado, duas portas e três postigos. No interior as salas comunicam umas com as outras e conservam o tecto de masseira. Pequeno oratório com retábulo de madeira.

Acessos

Panóias, Estrada Braga - Prado; Largo de Maínha

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 62/2013 da Câmara Municipal de Braga de 06 junho 2013

Enquadramento

Rural, isolada por jardins, quintais e terras de cultivo; é delimitada por muro de vedação integrando portal a N.. Este, de verga recta com ligeira decoração, enquadra-se num pano de muro delimitado por pilastras sobrepujado por cornija coroada por frontão de lanços encimado por cruz entre pináculos. Uma alameda marginada por sebes de buxo talhado conduzem à fachada principal da casa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - Existia um construção sobradada, que foi o ponto de partida para a ampliação da casa actual; 1657 - ali nasceu o capitão Lourenço Fernandes da Silva; Séc. 17, finais - manda construir a actual casa; 1737 - ali morreu; sucede-lhe sua filha, D. Isabel Duarte (1698 - 1778); o filho desta, Francisco Xavier Duarte Leite da Silva (1743 - 1804) e seu neto Duarte Leite da Cunha e Vasconcelos (1791 - 1859) herdam, por seu turno, propriedades familiares e o posto de capitão de ordenanças do couto de São Martinho de Tibães; Duarte usufrui ainda do cargo de monteiro-mor de Rossas e seu termo; 1804 - manda-se fazer o oratório particular, que ainda conserva; 16 agosto - celebra-se pela primeira vez missa no oratório da casa; 1993, 17 novembro - despacho de classificação do Presidente do IPPAR; 2005, 07 setembro - proposta de arquivamento da DRPorto, por não ter valor nacional; 2007, 19 março - parecer do Concelho Consultivo a propor o arquivamento e o envio do processo à autarquia para ponderação da classificação como de Interesse Municipal; 2012, 21 fevereiro - nova proposta de arquivamento da DRCNorte; 14 março - despacho de arquivamento do processo de classificação do diretor-geral da DGPC; 2012, 01 outubro - Anúncio n.º 13501/2012, do DR, 2.ª série, nº 190, com o arquivamento do procedimento de classificação da Casa da Maínha.

Dados Técnicos

sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paramentos de alvenaria de granito rebocada; molduras de portas e janelas em granito aparente; caixilharias em madeira e janelas em vidro transparente; revestimento do pavimento interior em soalho de tábuas corridas; cobertura em telha de barro sobre estrutura de madeira.

Bibliografia

QUEIRÓS, Alberto de Magalhães, Uma família Minhota, Braga, 1967; FREITAS, Eugénio de Andreia da Cunha e, Carvalhos de Basto. A Descendência de Martim Pires de Carvalho, Cavaleiro de Basto, vol. 1, p. 305, Porto, 1977; FERREIRA, Afonso da Costa, A Casa da Maínha, Bracara Augusta, vol. 34, Braga, 1979; CABRAL, António Carlos de Sequeira, Resenha genealógica e biográfica duma família portuense, "Vales Pereira, Cabrais" da casa da rua das Flores, Porto, 1981; GAIO, Felgueiras, Nobiliário de uma família de Portugal, Braga, 1992; STOOP, Anne de, Palácios e Casas Senhoriais do Minho, Porto, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IPPAR, Procº nº DRP 92/3(1)

Intervenção Realizada

1980, década - Obras na área do piso térreo, destinadas a adaptar o espaço tradicionalmente de "loja" a espaço de convívio.

Observações

A casa e as quintas situam-se dentro do couto de Tibães, sede da Ordem Beneditina em Portugal.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login