Igreja Paroquial do Samouco / Igreja de São Brás

IPA.00007910
Portugal, Setúbal, Alcochete, Samouco
 
Arquitectura religiosa quinhentista, barroca, rococó. Igreja quinhentista de nave única e cobertura em abóbada de canhão, concluído já na centúria de setecentos, durante o reinado de D. Maria, que lhe conferiu a feição actual. Azulejos quinhentistas na capela-mor e setecentistas na nave e nártex. Retábulos de talha joanina e rococó. O riquíssimo conjunto azulejar figurando episódios da vida o orago, os altares de talha dourada e lacados a madrepérola.
Número IPA Antigo: PT031502020015
 
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Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nártex, nave única com capela-mor mais estreita, torre sineira, capela baptismal, sacristia, capela e vários anexos, envolvendo a cabeceira, das instalações paroquiais. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de 2 águas e em pirâmide truncada na torre. Massa disposta na horizontal, com embasamento aparelhado continuado. Torre sineira, embebida no lado direito da fachada principal, de planta quadrada, de dois registos, rasgada, ao nível do registo superior e nas 4 faces, por janelões sineiros em arco de volta perfeita; dois deles, os que apresentam sinos com os respectivos cabeçotes, possuem molduras relevadas e vergas que se prolongam na cornija; os paramentos onde se rasgam estas sineiras são revestidos a cantaria aparelhada, enquanto os dois restantes se apresentam mais simples, de alvenaria rebocada e caiada; cunhais angulares e cornija arquitravada de remate, em cantaria aparelhada; cobertura em forma de pirâmide truncada, bolbosa, coroada no vértice por urna, tudo em pedra. Fachada principal de três panos, o do meio mais elevado acompanhando o vértice do frontão triangular encurvado; ao centro pórtico de verga recta, arquitravada sobre pilares e pequenos colunelos; sobre ele alto janelão, interrompendo a base do frontão, e relógio de mostrador circular; nos panos laterais rasgam-se, sobrepostas, estreitas janelas rectangulares dispostas na vertical; embasamento, cunhais angulares pilastras definindo os panos, moldura do frontão, tudo em cantaria aparelhada; molduras de vãos gradeados em cantaria. Fachada lateral N. de 3 corpos, o 1º correspondente ao nártex e nave, o 2º, saliente, a uma capela e o 3º a anexos; 1º corpo de dois panos, um cego, o do nártex, delimitado por pilastras de cantaria aparelhada munidas de bases sobre plintos e mísulas embebidas na cornija de remate; o outro, relativo à nave, rasgado por porta de verga recta e ombreiras de pedra e por duas janelas rectangulares com grades de ferro e molduras de pedra; entre elas contraforte de secção semicircular e remate piramidal; este corpo remata por friso, cornija moldurada e beirado saliente; 2º corpo, o da capela, com embasamento na continuação do murete do adro da igreja e delimitado por cunhais de cantaria aparelhada; é rasgado por janela com grades de barriga e rematado por cornija moldurada; o acesso é feito por porta a O., de verga recta sobreposta de bandeira engradada com molduras de pedra; 3º corpo com embasamento pintado a cor cinza, aberto ao centro por janela igual à anterior e remate também semelhante. Fachada S. de 4 corpos correspondentes o 1º ao nártex e nave, o 2º à sacristia, o 3º e 4º a anexos paroquiais; 1º e 2 º corpos semelhantes aos da fachada N. mas sem a presença de contraforte no 1ºcorpo e com o 2º corpo com duas janelas, uma de sacada, ambas com grades e molduras de pedra; 3º corpo de dois registos, definidos por friso saliente, rasgado o inferior por pequena janela quadrada com grades de barriga, o superior por óculo circular; remate em cornija e beirado saliente; 4º corpo com janela igual à anterior e porta sobreposta de janela com grades de barriga; a porta é protegida por beirado de ângulo de secção circular. Cabeceira da nave em empena, coroada por cruz em pedra, à qual se adossam os corpos dos anexos já descritos; fachada E. de dois panos, um em empena, coroada por cruz em pedra, rasgado por dois janelões sobrepostos ao centro e por janelão do lado N., todos eles com grades de barriga; pequeno nicho a S.; o 2º pano em declive, cego. INTERIOR: nártex de dois tramos, escalonados, com paredes forradas até cerca de metade do pé direito por azulejos azuis e brancos com episódios da vida do orago, entre figurações de atlantes e cercas de festões, volutas e cartelas com mascarões, anjinhos e a mitra e báculo; pilastras e pilares de pedra suportando arco abatido de acesso à nave; na parede do lado direito, pia de água benta de mármore, em concha; pavimento de lajes de pedra. Guarda-vento de madeira, ladeado por duas portas em arco de volta perfeita decoradas nas bandeiras pela figuração do Espírito Santo: do lado do Evangelho de acesso à capela baptismal, forrada a azulejos, com grande pia baptismal de pedra em forma de cálice e painel de azulejo figurando o Baptismo de Cristo; do lado da Epístola de acesso à torre, com escada de caracol e porta dando para pequena varanda que conduz à sala do mecanismo do relógio. Coro-alto abrindo para a nave por arco de três pontos sobre pilares de pedra; balaustrada de madeira torneada; cobertura em abóbada de canhão; portas afrontadas de comunicação à capela baptismal e à torre. Nave única, com cobertura em abóbada de canhão tendo ao centro uma cartela pintada com a figura de São Brás; paredes forradas até cerca de metade do pé direito por painéis de azulejo azuis e brancos, figurando episódios da vida de São Brás, num total de 14 cenas. Do lado do Evangelho: porta de verga recta comunicando com o exterior por corredor forrado a azulejos; porta de acesso ao púlpito, no eixo do contraforte exterior, e púlpito com varandim de balaústres dourados, e porta com a verga encimada por pintura em "trompe l'oeil" figurando cartela de volutas com a inscrição "QUI VOS / AUDIT / ME AUDIT"; ladeando o púlpito dois janelões de capialço. Altares colaterais em arco de volta perfeita, em talha dourada e lacados a madrepérola, com colunas pseudo-salomónicas fingindo pedra, nichos envidraçados com imagens de Nossa Senhora do Rosário (Evangelho); mesas de altar de madeira, pintadas e douradas. Teias de madeira apoiada em balaústres de mármore vermelho. Arco triunfal em arco de volta perfeita sobre pilares. Capela-mor mais estreita, com cobertura em abóbada de canhão inteiramente revestida a painéis de azulejo de padrão, com cercaduras, em azul, amarelo e branco; paredes igualmente forradas a azulejo de padrão nas mesmas cores; duas portas afrontadas de acesso à sacristia e capela; do lado direito, no arranque da abóbada, janela de capialço e luz em óculo oval. Parede fundeira ocupada pelo retábulo-mor de talha dourada e pintada, tendo ao centro trono e camarim ladeados por dois nichos em volta perfeita com as imagens de São Brás à esquerda, e São Pedro (1), à direita; colunas torsas entalhadas com parras e uvas e capitéis em folhas de acanto; folhagens, volutas, rosetas e querubins decoram todo o retábulo, inclusive os fundos dos nichos; inferiormente de cada lado abrem-se duas portas de comunicação com os anexos; sacrário cúbico piramidal, todo em talha dourada, com colunelos torsos semelhantes aos do retábulo-mor; mesa de altar em mármore preto e branco com acesso por dois degraus, também em mármore; pavimento em lajedo de pedra e laje sepulcral em mármore epigrafada ao centro.

Acessos

Praça da República; Largo de São Brás; Largo José Coelho

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, isolado, destacado, no extremo da praça principal da aldeia, de que constitui elemento dominante, abrindo as fachadas para vias de circulação automóvel. Separado por adro murado, sobrelevado, calcetado, com muretes de alvenaria rebocada e caiada capeados a pedra; acesso por escadaria de três degraus. Casario envolvente de características populares dos séc. 19 e 20, algum já desvirtuado por reformulações modernas; à ilharga direita do templo espaço de lazer infantil; cabeceira virada ao Lg. José Coelho onde se encontra o Chafariz da Roda e o monumental Coreto.

Descrição Complementar

Os painéis de azulejo da nave dispõem-se em dois registos, o inferior com anjinhos segurando grinaldas, ladeando cartela de volutas com a mitra e o báculo; o superior com episódios da vida do santo com as várias cenas separadas por atlantes; cercadura de anjinhos, grinaldas e mísulas com mascarões. Sobre cada uma das cenas uma cruz de madeira com o número da cena em numeração romana. Inscrição da laje sepulcral: "QUATRO MIL REIS EM CAD HUM / ANNO PER A SEIPRE NAS - TRES COURELAS PINHAL QUE TEM DETRAS DAS VINHAS VELHAS DO MESMO LUGAR PAGOS - EM VELHOS DIAS DE SAM BRÁS PELLO MODO QUE CONSTA DO SEU TESTA - MENTO PERA O AZEITE DA LAMPADA DOS SACRAMENTOS AL SEO NO ANNO - D...". Na sacristia porta de acesso para o adro da igreja, duas janelas, vário mobiliário e pia de água benta. Na Capela, paredes revestidas, até cerca de metade do pé-direito, por azulejos de padrão e dois quadros com cenas da Paixão de Cristo.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Setúbal)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - Visitações da Ordem de Santiago referem os azulejos com cenas da vida de São Brás e o tecto pintado; Séc. 18 - obras de remodelação, colocação de painéis de azulejo historiado, retábulo-mor; 1997, 22 agosto - proposto como Monumento de Interesse Histórico e Artístico pelo PDM de Alcochete, publicado em DR; 2020, 11 novembro - publicação da abertura do procedimento de classificação da Igreja de São Brás, paroquial do Samouco, incluindo o adro fronteiro e o património móvel integrado, em Anúncio n.º 257/2020, DR, 2.ª série, n.º 220.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, rebocada e caiada, pedra, ferro, azulejo, talha, madrepérola, madeira, mármore, telha.

Bibliografia

GRAÇA, Luís Maria Pedrosa dos Santos, Edifícios e Monumentos notáveis de Concelho de Alcochete, Lisboa, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1969 - restauro geral.

Observações

*1 - a imagem de São Pedro encontra-se neste momento em restauro.

Autor e Data

Albertina Belo 1999

Actualização

 
 
 
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